Fórmula 1 de volta ao Autódromo do Estoril

Estoril Classic regressa ao Estoril, naquela que vai ser mais uma oportunidade de ver e/ou rever máquinas que marcaram a história da Fórmula 1

Luis Neves 10/09/2018 Desporto

Organizado pela Associação de Turismo de Cascais, em conjunto com a Race Ready e Motor Clube do Estoril, a edição deste ano do Estoril Classic decorrerá nos dias 6 e 7 de Outubro, permitindo ao público voltar a ter a oportunidade de ver e/ou rever mais de uma dezena de grandes máquinas que marcaram a história da Fórmula 1.
 
Na edição de 2017 foram mais de vinte mil pessoas que testemunharam ao ronco dos carros de Grande Prémio a alta rotação, que fizeram estremecer a Estoril, fazendo ponte com o passado, quando o Grande Prémio de Portugal marcou presença no Campeonato do Mundo FIA de Fórmula 1, entre os anos de 1984 e 1996, inclusive.
 
Ao longo do fim-de-semana, a massa de adeptos que respondeu à chamada, viu máquinas emblemáticas, como o Shadow, o Ensign, o Lotus, o Williams, etc, que provocaram excitação e entusiasmo nas bancadas.
 
Um dos carros já confirmados, entre outros, será o Tyrrell 012 Ford Cosworth que será pilotado pelo experiente Martin Stretton, Bicampeão do Mundo de Fórmula 1 Históricos. Este é um monolugar significativo na história da equipa fundada por Ken Tyrrell, uma vez que foi o primeiro carro da formação a ser construído maioritariamente em fibra de carbono, seguindo a McLaren e a Lotus.
 
Para além disso, foi o primeiro carro na história da Fórmula 1 a envergar as cores da Benetton, marca que foi uma presença constante na categoria máxima do desporto automóvel ao longo de quase duas décadas.
É precisamente um chassis pintado com o verde da marca italiana que poderá ser visto na F1 Classic, inserido no Estoril Classic, que compreende duas provas para carros de Fórmula 1. O carro inglês, animado por um Cosworth DFV, obteve como melhor resultado um quarto posto pelas mãos de Stefan Belof, no Grande Prémio da Bélgica de 1985.
 
O carro concebido por Maurice Philippe esteve no activo ao longo de três temporadas – 1983, 1984 e 1985 – tendo sido pilotado por nomes como o Michele Alboreto, Martin Brundle ou Stefan Johansson, para além do piloto alemão.
 
O evento que se assume como a prova-bandeira do Autódromo do Estoril fará parte da primeira edição do Estoril Classics Week que decorrerá de 2 a 7 de Outubro e inclui a World GP Bike Legends, a F1 Classic, o Historic Endurance, CSS Group 1, o Rally de Portugal Histórico e o Concurso de Elegância ACP 2018.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'