Quando o desafio de “O Jogo” chegou à Nissan Portugal a resposta não tardou: claro que sim! Uma competição de ciclismo, tanto mais que se tratava da prova rainha de Portugal, seria o palco ideal para demonstrar, não apenas, as capacidades e autonomia do novo Leaf, mas também para mostrar como, mesmo sem ruído e sem emissões de CO2, as emoções das corridas podem estar ao rubro.
E ao fim de 11 dias e quase dois mil quilómetros percorridos, o jornalista Carlos Flórido, de “O Jogo” inscreveu o seu nome como o primeiro a acompanhar uma grande prova do ciclismo europeu com um automóvel totalmente elétrico. E, simultaneamente, realizou a primeira “volta a Portugal” sem emissões de CO2, provando que a autonomia do novo Leaf já permite longas viagens em todo o país.
“O facto de estarmos a fazer a reportagem utilizando um Leaf causou grande expetativa na caravana da Volta a Portugal”, refere Carlos Flórido. “Era o primeiro automóvel 100% elétrico a cumprir uma grande prova de ciclismo por etapas e alguns dos “obstáculos” justificavam a expectativa. Mais do que a autonomia das baterias, em causa estava a obrigatoriedade de as carregar ao longo de onze dias com quilometragens elevadas - o total foi de 1.941 quilómetros - e tendo intervalos de tempo limitados para cada paragem”.
Nas onze etapas da Volta a Portugal em bicicleta, o Leaf enfrentou e ultrapassou o calor tórrido do Alentejo e as subidas da Serra da Estrela. A etapa mais longa, com quase 400 km, de Albufeira a Portalegre, foi também a mais quente, com temperaturas acima de 45 graus centígrados, pondo à prova o Leaf e o condutor; e apesar de todas as dificuldades, a prova foi superada!
Se as planuras alentejanas foram um obstáculo difícil, o elétrico fez a subida mais difícil de Portugal, entre Seia e a Torre, consumindo apenas 30% da bateria ao longo dos 28,3 km e vencendo um desnível de 1.501 metros. E a partir daí até à Covilhã não só não gastou energia como recuperou 5% da carga das baterias.
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“Em Mondim de Basto, o Leaf fez o último carregamento da prova nas tomadas do camião-oficina da equipa vencedora, a W52-FC Porto. A Volta elétrica estava ganha!”, lembra Carlos Flórido.
Em Portugal, o novo Leaf ultrapassou já as 900 unidades vendidas em 2018, sendo também o líder destacado de vendas de automóveis elétricos no mercado nacional.
Os números da volta a Portugal em Nissan LEAF:
Etapa Dist.(km)
Prólogo Setúbal 20,0
Etapa 1 Setúbal-Alcácer do Sal-Albufeira 272,4
Etapa 2 Albufeira-Portalegre 398,6
Etapa 3 Portalegre-Sertã-Oliveira do Hospital 269,0
Etapa 4 Oliveira do Hospital-Penhas-Covilhã 74,2
Etapa 5 Covilhã-Sabugal-Viseu 165,9
Etapa 6 Descanso 14,5
Etapa 7 Viseu-Sernancelhe-Boticas 210,2
Etapa 8 Boticas-Montalegre-Viana 185,3
Etapa 9 Viana-Barcelos-Braga-Porto 123,0
Etapa 10 Porto-Felgueiras-Mondim de Basto 95,8
Etapa 11 Mondim de Basto-Fafe-Porto 112,5
TOTAL 1.941,4
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