10 coisas que precisa de saber antes de alugar um carro

Efetuar várias reservas, ou subscrever um seguro de todos os riscos, são alguns dos truques que devemos conhecer no momento de alugar um veículo

0 aos 100 07/09/2018 Ajuda

A DriiveMe, plataforma de aluguer de automóveis disponível através da Internet e via App, que se popularizou por alugar veículos por apenas 1 euro, revelou um guia orientador de aluguer de automóveis, um dos meios mais utilizados pelos turistas em férias.

As indicações da empresa de aluguer de veículos alertam para diversos fatores poderão ajudar a poupar dinheiro e a evitar surpresas desagradáveis.

1. Antecipação

Portugal e Espanha são dos países da Europa com maior tráfego de turistas, pelo que, para alugar um automóvel para viajar pela península, é aconselhável realizar a reserva com, pelo menos, um mês de antecedência.

A medida que se aproximam datas importantes, como as férias de verão, o Natal ou a Semana Santa, a procura por aluguer de veículos aumenta e os preços sobem. Tenha em conta que o preço também varia em função do modelo escolhido ou da localização. Contudo, caso necessite de um automóvel o mais rápido possível, existem aplicações como a DriiveMe, que oferece alugueres de veículos por tão somente um euro. É muito fácil: escolhe entre os trajetos disponíveis no seu site na Internet e na App, e aluga o veículo por apenas um euro (mais custos de reabastecimento e portagens).

2. Efetuar várias reservas

Efetuar diferentes reservas com antecedência ajuda a decidir com tranquilidade o destino que se deseja visitar e a conseguir o melhor preço. Por outro lado, se não tem certas as datas em que irá viajar, o melhor é efetuar reservas com diferentes datas. Contudo, garanta desde logo que a reserva oferece a opção de cancelamento gratuito.

3. Se tiver menos de 25 anos, não seja o condutor principal

A maioria das empresas de aluguer exige que se pague um custo adicional caso o condutor não tenha mais de 25 anos. Embora seja costume exigir um mínimo de dois anos de carta, para algumas empresas ter menos de 25 anos implica um custo adicional. Para evitar este encargo, é melhor que quem vá conduzir o automóvel supere essa idade e tenha carta de condução, de preferência, há mais de quatro anos.

Relacionadas:

4. Contrate um seguro de todos os ricos sem franquia

No momento de reservar um veículo, a maioria das empresas retém uma importância bastante elevada nos cartões de crédito, para se protegerem perante eventuais defeitos, batidas ou multas. Este depósito ou caução depende de muitos fatores, e, por vezes, pode igualar o valor da franquia. Caso contrate um seguro de todos os ricos sem franquia, garantirá que será retida uma verba menor na sua conta.

5. Cuidado com a política sobre o combustível

No momento de escolher a política sobre o combustível do veículo existem várias opções. A mais utilizada é a recolher o automóvel com o depósito cheio e devolvê-lo da mesma forma. Com esta opção não terá que pagar adiantadamente o depósito de combustível, nem nenhuma outra taxa, e ainda poderá escolher abastecimento mais económico.

6. Alugue o veículo durante mais dias

Muitas empresas de aluguer têm ofertas para alugar os seus automóveis em função do número de dias. Por exemplo, na maioria dos operadores, alugar um veículo durante cinco dias custa o mesmo que durante quatro. Para mais, ao dispor de um tempo extra, garante que não existirão penalizações mesmo que devolva o automóvel mais tarde do que o esperado.

7. Compare através da Internet, aplicações ou telefone

Ainda que a maioria dos operadores lance as suas ofertas através da Internet, alguns contam com a possibilidade de oferecer algum desconto caso se seja membro, se subscreva alguma das suas aplicações ou se disponha de códigos promocionais. Para obter o melhor preço é muito útil comparar em diferentes sites e comparadores.

8. Faça fotografias do automóvel ao recolhê-lo e ao devolvê-lo

É importante verificar exaustivamente o estado do automóvel, tanto na recolha como na entrega; e fazer fotografias do mesmo.

9. Escolha bem a estação onde recolher o veículo

As empresas de aluguer de automóveis costumam dispor de diferentes pontos de recolha numa mesma cidade. Os preços variam em função da estação escolhida, pelo que é importante verificar os praticados para vários pontos de recolha diferentes numa mesma cidade. Por exemplo, caso se pretenda recolher um automóvel em Faro, e seja cobrada uma taxa de recolha no centro da cidade de 10%, é possível que seja mais rentável recolher o veículo noutra estação.

10. Cuidado ao atravessar fronteiras

Antes de alugar um automóvel com o qual pretenda percorrer diferentes países, deve confirmar se a empresa o permite. Existem operadores que não permitem sair do país, outros que requerem um seguro adicional, e alguns que apenas permitem viajar para determinados países. Por isso, é importante selecionar empresas com as quais se possa realizar o percurso desejado, dentro e fora de Portugal. Por exemplo, a DriiveMe mantém o preço de 1 euro inclusivamente para viagens entre cidades de toda a Europa.

Deixe o seu comentário