Brisa quer todos os condutores 'offline'

Brisa lança campanha para travar uso do telemóvel

0 aos 100 03/09/2018 Noticias

“Offline na condução, online na vida” é o mote da mais recente campanha de segurança rodoviária da Brisa, que pretende sensibilizar os condutores para o perigo da utilização do telemóvel durante a condução.

A campanha faz o paralelismo entre as inovações tecnológicas que estão hoje presentes nos smartphones (como câmaras de alta resolução e processadores poderosos) e a potência de um automóvel ou motociclo.

No vídeo vê-se um carro aparentemente normal, em cima de uma base giratória, ao mesmo tempo que se ouve a descrição de várias funcionalidades de um telemóvel. À medida que a câmara vai rodando à volta do automóvel, percebe-se que há um lado do carro está amolgado com uma mota caída ao lado. No final uma voz deixa o aviso: "O uso do telemóvel na condução é cada vez mais perigoso para quem anda na estrada."

Segundo dados divulgados pela Brisa, é seis vezes mais provável ocorrer um acidente devido à troca de mensagens de texto durante a condução do que conduzir embriagado. Apesar disso, em Portugal, 47% dos condutores admite falar ao telemóvel enquanto conduz, seja através do sistema mãos livres ou directamente manipulando o telemóvel.

A campanha de Brisa conta com o apoio institucional da ANSR - Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária, IMT - Instituto da Mobilidade e dos Transportes, FMP - Federação Motociclismo Portugal e BP.

Veja aqui o filme da campanha:

 

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Toyota Corolla Touring Sports TREK, uma carrinha com 'alma' SUV
Mercedes-Benz B 250e: ora elétrico, ora gasolina!