Novo Opel Corsa GSi já tem preço

Motor 1.4 Turbo com 150 cv de potência

0 aos 100 31/08/2018 Noticias

Já está disponível em Portugal o novo Corsa GSi, o segundo modelo da gama atual do fabricante alemão a ostentar esta sigla desportiva histórica na marca, depois do Insignia.

À venda por 22.610 euros, o Corsa GSi dispõe de chassis desenvolvido pelo departamento desportivo da Opel OPC (Opel Performance Center) e motor 1.4 Turbo de 150 cv e 220 Nm. Os engenheiros do construtor de Rüsselsheim otimizaram igualmente o funcionamento da caixa manual de seis velocidades, encurtando-lhe as relações, especialmente em segunda e terceira velocidades, para corresponder ao desempenho desportivo do automóvel.

O Corsa GSi acelera dos 0 aos 100 km/h em 8,9 segundos e de 80 a 120 km/h, em quinta velocidade, em 9,9 segundos, atingindo a velocidade máxima de 207 km/h.

Relacionadas:

Tanto o chassis com o referido desenvolvimento técnico rubricado pela OPC, como o sistema de travagem, passaram por um processo de afinação no célebre circuito de Nürburgring Nordschleife, a cargo do experiente diretor de Performance Cars e Motorsport da Opel, Volker Strycek.

Por fora, o Corsa GSi "mostra ao que vem" atravês de detalhes como os para-choques com entradas de ar de grandes dimensões, capot exclusivo, ‘spoiler’ traseiro e saias laterais. À frente, a grelha adota textura de ninho de abelha, com o logótipo da Opel em destaque. As capas dos espelhos retrovisores exteriores imitam carbono. Na secção traseira assumem protagonismo o generoso ‘spoiler’ traseiro no topo da tampa da bagageira e a saída de escape cromada.

No habitáculo, o ambiente desportivo é realçado pelo volante e punho da alavanca da caixa, ambos específicos desta versão, bem como pelos pedais com capas de alumínio.

A longa tradição GSi

Os desportivos GSi têm uma longa tradição na Opel. Os primeiros a aumentar o nível de adrenalina foram o Manta GSi e o Kadett GSi (motor 1.8 de 115 cv), em 1984. Apenas quatro anos mais tarde surgia o emblemático motor 2.0 16V, com 150 cv, para equipar o Kadett GSi 16V. E o primeiro Astra também viria a ter uma versão GSi 16V, com o mesmo propulsor.

A linhagem Corsa GSi foi iniciada em 1988 pelo Corsa A de 100 cv, hoje em dia um clássico com muita procura. Seguiu-se-lhe o Corsa B GSi 16V, com 109 cv de potência, e o Corsa C GSi com 125 cv e uma velocidade máxima de 202 km/h. A geração Corsa D teve igualmente uma versão GSi, destacando-se pelo facto de ter, pela primeira vez, um motor sobrealimentado: 1.6 Turbo de 150 cv. Em agosto de 2012 a Opel decidiu interromper a série GSi, até que em setembro de 2017, no Salão de Frankfurt, a marca revela o Insignia GSi. E um ano volvido regressa a sigla GSi ao popular Corsa.

Deixe o seu comentário