O que têm em comum o Citroen Xantia Activa II e o McLaren 675 LT?

Não é o desenho e muito menos o motor ou algum detalhe do interior, mas antes o desempenho dinâmico no... "teste do alce" e tecnologia de suspensão

0 aos 100 23/08/2018 Noticias

O “teste do alce” é uma manobra evasiva, que obriga a virar rapidamente para a esquerda e novamente para a direita, simulando o desvio de um obstáculo (um alce, por exemplo) na estrada. Criado em 1970 pela publicação sueca Teknikens Värld, o “teste do alce” leva ao limite a “plataforma” dos carros analisados, bem como o esquema de suspensão e controlos eletrónicos de estabilidade. É um teste em que apenas carros excepcionalmente estáveis ​​e ágeis conseguem ultrapassar os 80 km/h. E o rei da lista é um dos modelos mais improváveis.

Trata-se do Citroën Xantia Activa II - com um pesado motor V6 pendurado no eixo dianteiro e uma configuração orientada abertamente para o conforto - passou no teste a vertiginosos 85 km/h, e fê-lo sem qualquer controlo eletrónico de estabilidade e de tração.

Superar o teste a mais de 70 km/h não está ao alcance de todos e superá-lo a mais de 80 km/h é algo que está reservado a carros extremamente estáveis e, ao mesmo tempo, ágeis. A Teknikens Värld submeteu centenas de modelos a este teste e apenas 19 conseguiram superá-lo a mais de 80 km/h. Praticamente, todos são desportivos de alta performance.

Por ter ultrapassado o teste a 83 km/h, o McLaren 675 LT alcança o segundo lugar na tabela, mas não está sozinho. O Audi R8 V10 Plus consegue igualá-lo, partilhando com o McLaren o segundo posto. Em primeiro lugar, com o teste a ser ultrapassado a 85 km/h, encontramos o mais improvável dos candidatos, o Citroen Xantia, que detém o recorde desde 1999, há nada mais, nada menos que 18 anos.

Como consegue umA berlina francesa ficar impávida e serena contra os melhores desportivos do mundo? Tudo graças à suspensão hidropneumática Hydractive II. Esta suspensão, que praticamente substituiu os amortecedores convencionais por um sistema composto por esferas de gás e líquido, tinha duas esferas adicionais que atuavam sobre as barras estabilizadoras, funcionando assim como um estabilizador ativo.

O gás, comprimível, era o elemento elástico do sistema e o fluído, incomprimível, fornecia a sustentação ao sistema Activa II, permitindo níveis de conforto referenciais e aptidões dinâmicas acima da média, adicionando propriedades auto-nivelantes ao modelo francês. O limite de aderência era marcado apenas pelos pneus.

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Graças a este sistema, o Citroën Xantia Activa teve um passo pela curva diabólica, imprópria para um carro das suas caraterísticas. Curiosamente, o McLaren 675LT utiliza um sistema de suspensão que substitui os estabilizadores por amortecedores ativos interligados, cheios de fluido hidráulico sob pressão. Chama-se ProActive Chassis Control.

O sistema endurece os amortecedores do lado oposto ao da curva e suaviza os amortecedores do lado que é parte integrante da curva. O resultado é, novamente, uma passagem por curva a velocidades “meteóricas”, apoiado por um sistema hidráulico - em conceito, não em execução - relativamente simples.

Veja qual a lista de recordistas de velocidade do teste do alce:

Carro - Ano     -        Velocidade (km/h)

Citroën Xantia 3.0i V6 Activa     -      1999  -             85 km/h

McLaren 675 LT - 2017 - 83 km/h

Audi R8 V10 Plus - 2017 - 83 km/h

Porsche 997 GT3 RS - 2008     -          82 km/h

Porsche 996 GT2     -  2004    -           82 km/h

Porsche 997 Carrera 4S  -       2008       -        82 km/h

Mercedes-AMG GT S - 2015 - 82 km/h

Porsche 997 GT2     -  2008   -            81.5 km/h

Porsche 991 Carrera 4 GTS - 2015 - 81 km/h

Porsche 997 Carrera S Cabriolet     -  2005  -  81 km/h

Porsche 997 Carrera S        -   2008         -       81 km/h

Porsche 991 Carrera 4S      -   2014   - 81 km/h

McLaren 570S        -   2017   -             81 km/h

Nissan X-Trail dCi 130 4×4 - 2014    -            80 km/h

Opel Omega 2,2 (sportchassi)   -        2000  -  80 km/h

Ferrari Testarossa     -  1987  -  80 km/h

Chevrolet Corvette C6    -       2005 -   80 km/h

Audi R8 4,2 FSI     -   2008  -  80 km/h

Vídeo do recordista:

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