O Programa Ideias para Melhorar criado pela SEAT, que incentiva há quase duas décadas os seus empregados a desenvolverem ideias de poupança e de melhorias nos processos, resultou no passado ano numa economia de 12,6 milhões de euros para a empresa.
O construtor automóvel obteve este valor graças às propostas dos empregados, que entregaram 11.200 ideias para melhorar a atividade.
Os empregados da SEAT propuseram as suas ideias para contribuir e otimizar os processos e, dessa forma, partilhar a sua visão de como tornar mais eficiente a empresa. Cerca de metade das iniciativas foram premiadas pela sua originalidade, capacidade de aplicação ou vantagem para a empresa.
No total, a SEAT distribuiu 2.123.000 euros em prémios para os seus empregados, repartidos nas seguintes categorias: Produto, Instalações, Ergonomia, Poupança Energética, Easy Ideas, Melhoria de Processos, Qualidade, Meio Ambiente e Inovação.
Entre as mais singulares, destaque para as iniciativas que estão relacionadas com a poupança energética e as destinadas a melhorar a eficiência das instalações. Por exemplo, na aplicação das colas que se utilizam para vedar os vidros dos veículos.
Relacionadas:
- Um novo Seat a cada seis meses até 2020
- Cupra Ibiza voa para a internet
- Seat vai desenvolver tecnologia de gás natural para a Volkswagen
- Seat Arona já tem preços
A ideia apresentada por um dos trabalhadores da linha de montagem conseguiu que se aplicassem duas geometrias diferentes, válidas tanto para a última versão do SEAT Ibiza como para a anterior. Graças a isto, evitou-se a realização de um investimento adicional nas instalações durante o tempo de convivência das duas versões na cadeia de montagem.
O programa Ideias para Melhorar incentiva a participação dos empregados na apresentação de formas de poupança económica ou energética, e ouve as propostas que visem melhorar as funções laborais num âmbito geral. Além da poupança, tem o objetivo de inspirar a criatividade como uma das competências essenciais.
Durante os seis primeiros meses de 2018, foram recebidas 7.381 ideias, o que traduz uma maior participação face a igual período de 2017. O programa está a evoluir no sentido de integrar conceitos de inovação, gameificação e colaboração social. Chamar-se-á IDEIAS SEAT e verá a luz do dia em 2019.
Deixe o seu comentário