A Nissan testou na via pública, em Tóquio, um protótipo com a sua tecnologia de condução autónoma ProPilott mais avançada, planeada para entrar em comercialização a partir de 2020.
Esta tecnologia, instalada num Infiniti Q50, permite que o veículo funcione de forma autónoma em ruas urbanas e vias rápidas, desde que o condutor seleciona um destino usando o sistema de navegação até à chegada a esse destino.
Veja ainda: Testes de estrada de veículos autónomos começam na CREL em 2018
A inteligência artificial do protótipo usa informação de 12 sonares, 12 câmaras, radares de onda de nove milímetros, seis scanners laser e um mapa de alta definição para analisar cenários complexos em tempo real e navegar de forma suave através das condições desafiantes da cidade, incluindo cruzamentos com tráfego intenso.
Estas atualizações de hardware, em conjunto com as melhorias de software introduzidas, também garantem transições suaves ao encontrar obstáculos na estrada. “Daqui resulta uma sensação semelhante à da condução humana, o que transmite tranquilidade aos passageiros”, explica a Nissan.
"O engenho é o cerne de tudo o que fazemos na Nissan", disse Takao Asami, Vice-presidente Sénior da Nissan responsável pela pesquisa e engenharia avançada. "O nosso protótipo com a próxima geração ProPILOT demonstra a tecnologia que estará disponível para utilização no mundo real a partir de 2020. Os testes de hoje são outro exemplo do nosso trabalho bem-sucedido para a criação de um futuro de condução autónoma acessível para todos".
A demonstração surge no seguimento do recente lançamento do novo Leaf, equipado com a primeira fase da tecnologia ProPILOT, que permite a condução autónoma em faixa única de autoestrada. O sistema será alargado ao X-Trail e Qashqai em 2018.
Deixe o seu comentário