A partir de 12 de outubro, todos os postos de combustível do País terão de ter, afixados nas medidoras e nas agulhetas, novos símbolos que identifiquem o tipo de combustível. Esta alteração deve-se à aplicação da norma NP EN 16942:2017 associada à rotulagem dos combustíveis.
A norma dá corpo a uma diretiva europeia segundo a qual todos os postos de 35 países da Europa e as novas viaturas passam a ter de apresentar, a partir de 12 de outubro, novos identificadores de combustível, com formas geométricas distintas e informação numérica associada ao teor de biocombustível presente no produto.
O objetivo é tornar claro para qualquer viajante na Europa, independentemente do país onde esteja, qual o combustível a utilizar, além de promover os combustíveis ditos "alternativos".
Assim, as gasolinas passarão a estar identificadas por um círculo com a letra “E” (de etanol), os gasóleos por um quadrado com a letra “B” (de biodiesel) e os produtos gasosos por losangos com a sigla de cada combustível. Consoante o teor de biocombustível presente (em percentagem), as gasolinas podem ser identificadas como E5, E10 e E85 (5%, 10% e 85% de etanol presente), enquanto nos gasóleos como B7 e B10 (7% e 10% biodiesel presente).
Já o diesel parafínico é identificado por XTL. Nos combustíveis gasosos há quatro designações: CNG (gás natural comprimido), H2 (hidrogénio), LNG (gás natural liquefeito) e LPG (gás pressurizado líquido ou GPL, em português).
Relacionadas:
- Os 10 países com a gasolina mais cara do mundo (Portugal também está na lista)
- Combustíveis. Estes são os postos mais baratos
- Encher o depósito vai custar mais 100 euros em 2018
- CDS quer impostos discriminados na fatura do combustíve
No caso da gasolina o identificador mais comum nos postos deverá ser o E5 e o B7 no caso do diesel. “As alterações resultam de algumas reclamações de clientes que chegavam a cada posto e não conseguiam identificar os produtos, embora houvesse um standard em termos de cores”, explicou à EXAME José Alberto Oliveira, diretor técnico da Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro).
Quais os novos símbolos?
Ao todo 10 novos símbolos divididos em 3 categorias: gasolinas, gasóleos e gases. Relativamente às gasolinas, identificada com a letra “E” de etanol, temos símbolos circulares com a designação: E5, E10 e E85.
- E5 – 5% de etanol
- E10 – 10% de etanol
- E85 – 85% de etanol
Relativamente ao gasóleo, temos os símbolos quadrados B7, B10 e XTL. Neste caso o “B” é relativo a biodiesel.
- B7 – 7% de biodiesel
- B10 – 10% de biodiesel
- XTL – diesel parafínico
Relativamente as Gases, existem quatro símbolos: H2, CNG, LNG e LPG.
- CNG – Gás natural comprimido
- H2 -hidrogénio
- LNG -gás natural liquefeito
- LPG – Gás pressurizado líquido
Deixe o seu comentário