Porsche já tem Taycan com mais de 1100cv

Dos 0 aos 100 km/h em 2,2 segundos e uma velocidade máxima de 305 km/h com o Pacote Weissach

Dos 0 aos 100 km/h em 2,2 segundos e uma velocidade máxima de 305 km/h com o Pacote Weissach

A Porsche prometeu e cumpriu. Criou um Taycan com mais de 1100cv, capaz de acelerar dos 0aos 100 km/h em escassos 2,2 segundos, acrescentando ainda uma versão para os mais puristas, com apenas dois lugares.

O Taycan Turbo GT e o Taycan Turbo GT com Pacote Weissach precisam de apenas 2,3 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h, ou apenas 2,2 segundos com o Pacote Weissach, o que fazem dele até duas décimas de segundo mais rápido do que o Taycan Turbo S.

A diferença na aceleração de parado até aos 200 km/h é ainda maior: 6,6 ou 6,4 segundos para o Taycan Turbo GT sem/com Pacote Weissach, respetivamente. Neste parâmetro, o novo topo de gama é até 1,3 segundos mais rápido do que o Taycan Turbo S.

Nas duas versões do Taycan Turbo GT são utilizados inversores com uma corrente máxima de 900 amperes no eixo traseiro. Estes fornecem ainda mais potência e binário do que o inversor de 600 amperes do Taycan Turbo S. Para uma melhor eficiência, o carboneto de silício é também utilizado como material semicondutor no inversor. Esta medida reduz de forma significativa as perdas de comutação no PWR e permite frequências mais elevadas.

A relação de transmissão e a robustez da caixa de velocidades também foram melhoradas, o que permite valores de binário mais elevados. Nas duas versões o binário máximo é de até 1.340 Nm. A autonomia é de até 555 km, de acordo com o ciclo WLTP.

Leia ainda: Porsche Panamera ganha duas novas versões e-hybrid

Entre as melhorias, destaque para a redução do peso em 75 kg, algo que foi conseguido com a utilização de vários elementos em carbono, utilizada nos frisos dos pilares B, nas molduras superiores dos espelhos retrovisores exteriores, nas inserções das saias laterais, entre outros componentes. As bacquets em CFRP, uma bagageira de baixo peso e a supressão da função “soft close” da bagageira também permitem uma poupança de peso. Além disso, o Taycan Turbo GT está equipado de série com travões cerâmicos de baixo peso.

Asa traseira com flap

A Porsche desenvolveu um spoiler dianteiro com aeroblades especificamente para o Taycan Turbo GT. Já a traseira é dominada por uma asa adaptativa com “Gurney flap” com acabamento em carbono brilhante. Os frisos das janelas laterais são pintados em Preto (brilhante).

No interior, destaque para os elementos em Race-Tex com acabamentos em Pele em Preto são de série. Também de série estão incluídas as bacquets com acabamento em Carbono (brilhante).

Criado para a performance em circuito: o Taycan Turbo GT com Pacote Weissach

O Taycan Turbo GT com o Pacote Weissach acelera dos 0 aos 100 km/h em 2,2 segundos, o que o torna este modelo de dois lugares um décimo de segundo mais rápido do que o Taycan Turbo GT. A velocidade máxima é de 305 km/h ao invés de 290 km/h.

As medidas aerodinâmicas adicionais incluem elementos defletores de ar na parte inferior da carroçaria e um novo difusor dianteiro. Na traseira, distingue-se por uma asa traseira fixa com acabamento em carbono. Nesta versão a downforce total é de 220 kg. O logótipo “Weissach package” está presente nas laterais da asa traseira.

A remoção de todo o equipamento que não é necessário para a condução em circuito permitiu reduzir cerca de 70 kg em comparação com o Taycan Turbo GT sem o Pacote Weissach. Em vez do habitual sistema de bancos traseiros, existe um revestimento em carbono de baixo peso, feito à medida, com um compartimento de arrumação atrás dos bancos do condutor e passageiro dianteiro. O relógio analógico do Pacote Sport Chrono, geralmente localizado no topo do tablier, também é dispensado, bem como os tapetes para os pés e da bagageira. É também utilizado menos material de isolamento.

Os preços para Portugal já estão definidos e começam nos 252.795 euros.