Porque é que o rugido deste Jaguar vai ser preservado no Arquivo da Biblioteca Britânica?

Sonoridade característica do Jaguar F-Type V8 foi gravada para ser apreciada pelas gerações futuras.

O rugido inconfundível do motor V8 do Jaguar F-Type será preservado no Arquivo Nacional de Som da Biblioteca Britânica, em conjunto com a voz de Florence Nightingale e algumas das primeiras gravações de veículos nas ruas, para que as gerações vindouras as possam ouvir no futuro.

O objetivo da medida destina-se a “que pessoas em todo o mundo possam desfrutar para sempre do som do último Jaguar desportivo com motor de combustão”. Os engenheiros da Jaguar selecionaram o melhor exemplo possível para proporcionar uma experiência imersiva, o motor V8 de 5,0 litros e 575 CV do F-Type R 75.

Escute AQUI o som do motor V8 de 5,0 litros e 575 CV do F-Type R 75.

As gravações foram realizadas numa câmara semi-anecóica do Gaydon Engineering Centre, uma sala insonorizada que é utilizada para desenvolver e testar a qualidade sonora dos modelos da Jaguar. Foi nesta mesma sala que foi criado o som de escape original do F-Type.

Nesta ocasião, foi selecionado um R 75 Coupé em Ligurian Satin Black para criar as pistas de 30 e 47 segundos com várias passagens de caixa e acelerações.

Charles Richardson, Senior Sound Engineer, Jaguar, afirmou: “O som do motor V8 Supercharged do F-Type é totalmente único… O resultado do nosso trabalho é o som que ouvimos quando conduzimos o F-TYPE R 75 e queremos que as próximas gerações também o possa apreciar. Estamos, por isso, muito orgulhosos por o podermos conservar na Biblioteca Britânica”.

As faixas de 30 e 47 segundos começam com o arranque do motor, onde se reconhece instantaneamente o característico rugido inicial à medida que o regime aumenta, antes de regressar ao ralenti a 600 rpm, e as notas únicas dos oito cilindros proporcionam uma alusão subtil ao potencial de performance do veículo. De seguida, são simulados na câmara diferentes sons típicos do F-Type.

Sempre que o F-Type acelera, as válvulas do sistema de escape abrem-se para alterar o percurso dos gases de escape e produzir o inconfundível rugido da experiência de condução do F-Type.

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O público poderá ouvir nitidamente as passagens de caixa da transmissão Quickshift de oito velocidades, bem como o crepitar característico das suas quatro ponteiras de escape quando atinge o limite – uma componente chave do caráter visceral e orientado para o condutor do F-Type.

“É um prazer poder preservar as gravações do motor V8 do F-Type para os entusiastas da Jaguar e para o público de todo o mundo. Agora que a produção deste motor está a chegar ao fim, o seu som único irá ocupar o lugar que merece nos arquivos nacionais, em conjunto com outros sons que já não existem”, acrescentou Cheryl Tipp, Curadora de Vida Selvagem e Som Ambiente na Biblioteca Britânica.

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