A Peugeot pretende prolongar o ciclo de vida de uma viatura elétrica, aumentando a vida útil para entre 20 a 25 anos (atualmente é de cerca de 15 anos para uma viatura térmica).
O aumento da vida útil será conseguido com diversas fases de recondicionamento e reciclagem de peças essenciais, que em muitos casos serão substituídas por outras igualmente recuperadas.
“Este ciclo de vida prolongado representa uma grande oportunidade para os designers imaginarem novas interações com produtos ao longo da sua vida útil”, refere a marca francesa.
A atualização dos veículos, realizada pelo próprio construtor, afeta elementos de desgaste como os estofos e acabamentos, com os quais o carro ficará praticamente novo quando mudar de proprietário. E uma vantagem significativa será a possibilidade de fazer atualizações do software de controlo de elementos como motor, iluminação, conectividade, navegação…
“Imagine que já não há carros usados. Em vez disso, um veículo remodelado e personalizado que pode atualizar ou melhorar em qualquer momento, de acordo com as suas necessidades. Um produto sempre atual e que mantém o seu valor ao longo da sua vida”, explica o diretor de design da Peugeot, Matthias Hossann.
Nova forma de utilização
A Peugeot pretende tornar a experiência elétrica financeiramente acessível, com dois tipos de ofertas, como acontece com os telemóveis de acordo com o tipo de utilização.
A primeira, denominada “PEUGEOT As You Go”, é uma solução com pagamento mensal baseada numa atribuição de quilometragem. Em França, por exemplo, para o e-208, o valor inicia-se nos 150€ por mês, com 500 km incluídos. Se necessário, os clientes podem adicionar quilometragem extra, por apenas 7 cêntimos por quilómetro.
A segunda, denominada “PEUGEOT Your Way”, funcionam com um único pagamento mensal que inclui o aluguer da viatura, todos os serviços de manutenção e assistência, seguro e até mesmo os carregamentos.
Todos os custos concentrados num único pagamento. Mas ao contrário do que acontece com os telemóveis, os clientes não ficarão presos a uma fidelização a longo prazo. Se as circunstâncias mudarem, podem trocar de viatura ou simplesmente devolvê-la.
“As considerações relativas à posse de um modelo elétrico vão muito além das expectativas de um modelo convencional. Congratulo-me com o facto de os nossos clientes verem como respondemos às suas necessidades com soluções simples e acessíveis, com a Sedução que esperam da PEUGEOT”, refere Phil York, diretor de marketing e comunicação da Peugeot.