As pequenas empresas europeias podem poupar 14.000 euros por furgão, ao longo de três anos, se optarem pela transição para furgões elétricos. A diferença resulta, principalmente, dos custos mais baixos dos carregamentos, em comparação com os reabastecimentos de veículos a gasolina e a gasóleo, e da redução dos custos de manutenção que, em conjunto, proporcionam poupanças significativas em cinco grandes mercados de furgões.
Estas são as principais conclusões de um relatório encomendado pela Ford Pro: “The Economics of Commercial Van Usage Across Europe 2024”, publicado pelo Centre for Economics and Business Research (CEBR), tendo como base um inquérito a 1.000 empresas na Europa.
De acordo com o estudo, os furgões eléctricos mais do que se pagam a si próprios no prazo de três anos – período comum num plano de financiamento – através de custos operacionais mais baixos. Este custo total de exploração (CTO) mais reduzido beneficia as pequenas empresas, que começam a reconhecer as vantagens dos furgões elétricos e a seguir os passos das grandes frotas com maiores recursos, adotando veículos eletrificados.
“A economia europeia assenta nas pequenas empresas e a adoção de furgões elétricos é um próximo passo fundamental para a eletrificação das estradas europeias. Algumas pequenas empresas já iniciaram, com sucesso, essa jornada e a Ford Pro está a garantir que tem os furgões elétricos e os correspondentes serviços de suporte”, referiu Hans Schep, diretor-geral da Ford Pro, Europa.
A partir do momento em que uma pequena empresa considera a eletrificação, a Ford Pro apoia
a transição para a tornar o mais fácil possível. A ferramenta E-Switch Assist ajuda os clientes a
avaliar, rapidamente, com base no volume de trabalho do veículo, quais os veículos da sua
atual frota que são mais adequados para serem substituídos por um modelo elétrico.
Leia ainda: Ford Puma elétrico já tem preços
Subsequentemente, os furgões elétricos oferecem múltiplas oportunidades para as pequenas empresas minimizarem os custos a partir do momento em que saem dos parques de estacionamento, nomeadamente através dos custos mais reduzidos dos carregamentos, em comparação com os reabastecimentos de veículos a gasolina e diesel.
Os furgões elétricos são também mecanicamente mais simples do que os veículos a gasóleo, o que reduz a necessidade de manutenção. A Ford Pro estima que os custos de manutenção e reparação são 40 por cento mais baixos para as E-Transit do que para os modelos equivalentes a gasóleo.