O regresso do motor rotativo. Mazda MX-30 R-EV já tem preços

Nova proposta da gama MX-30 integra uma bateria de 17,8 kWh e um motor rotativo de 830 cc que opera como gerador

Nova proposta da gama MX-30 integra uma bateria de 17,8 kWh e um motor rotativo de 830 cc que opera como gerador

O regresso mais esperado na Mazda, o motor rotativo já está disponível na gama MX-30, com o lançamento do MX-30 e-Skyactiv R-EV, a versão plug-in híbrida (PHEV) que adota o motor rotativo de 830 cc que opera como gerador. Os preços já são conhecidos e arrancam nos 40.927 euros, da versão de entrada de uma gama composta por quatro níveis de equipamento, complementados pela Edição Especial “Edition R”.

O motor rotativo encontra-se colocado no compartimento mecânico, ao lado do gerador e do motor de alto rendimento. Combina uma bateria de 17,8 kW e um depósito de combustível de 50 litros para oferecer uma autonomia combinada superior a 600 km. A potência combinada chega aos 170cv (145cv na versão elétrica), sendo que a autonomia em modo elétrico chega aos 85 km (ciclo combinado WLTC) e 110 km (ciclo urbano WLTC).

Em termos fiscais, o volume da câmara de 830 cc do motor rotativo necessita ser duplicado, segundo o Regulamento (EU) 2017/1151. Assim, fiscalmente tem uma cilindrada de 1.660 cc.

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O carregamento AC trifásico pode ser feito em cerca de 50 minutos, ao passo que o carregamento rápido DC pode ser concluído em cerca de 25 minutos. Conta com três modos de condução – Normal, EV e Charge.

Comentando o lançamento do Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV em Portugal, Luís Morais, Diretor Geral da Mazda Motor de Portugal, afirmou: “Estou muito entusiasmado com a chegada do novo MX-30 R- EV à nossa gama de veículos elétricos. Trata-se de um excelente exemplo do espírito de desafio da Mazda, assente na sua abordagem tecnológica única, traduzindo-se num automóvel que constitui a solução perfeita para os clientes que pretendem um EV para uso diário, mas com a flexibilidade necessária para as viagens mais longas, sem ficarem dependentes das infraestruturas de carregamento.”

“Sublinhe-se o facto de que o novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV vem complementar a gama MX-30, até aqui composta pela nossa única oferta EV, o MX-30 100% elétrico, dando aos clientes um maior leque de escolha em função das suas necessidades”, acrescentou.

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Todas as versões do MX-30 e-Skyactiv R-EV apresentam o símbolo do rotor nos guarda-lamas dianteiros e a referência e-Skyactiv R-EV no portão da bagageira. Um conjunto de jantes exclusivas diferenciam as versões MX-30 R-EV, sendo as do nível Prime-Line com acabamento cinzento escuro e as usadas nos patamares Exclusive-Line, Makoto e “Edition R” com um acabamento em preto com corte diamantado.

Os preços arrancam nos 40.297 euros da versão Prime-Line, de entrada na gama, seguindo-se a variante Exclusive-Line por 41.887 euros, sendo ambas de configuração única. Em função da inclusão (ou não) de determinados equipamentos, a versão Advantage apresenta-se em quatro configurações e um intervalo de preços entre os 42.177 euros aos 42.427 euros.

Já a variante Makoto conta com o maior leque de configurações (18), num intervalo de preços dos 43.677 euros aos 46.127 euros, enquanto a edição especial Edition R tem um preço de 46.427 euros na sua configuração mais completa, incluindo, entre outras, a tecnologia Adaptive LED Headlights (ALH) e o Tejadilho de Abrir Eléctrico (TAE). Os clientes que eventualmente abdiquem de um ou de ambos os equipamentos poderão adquirir esta Edição Especial a partir dos 45.077 euros.