O que já se sabe do Milano, o primeiro pequeno SUV da Alfa Romeo

Primeiro elétrico da Alfa Romeo será revelado oficialmente em abril, chegando ao mercado em setembro.

Primeiro elétrico da Alfa Romeo será revelado oficialmente em abril, chegando ao mercado em setembro.

A Alfa Romeo prepara-se para reforçar a gama com um novo SUV, o Milano, posicionado abaixo do Tonale e que representa o primeiro passo da Alfa Romeo para a eletrificação completa da gama. A apresentação está agendada para abril, chegando ao mercado apenas em setembro.

O modelo, que passará a assumir-se como entrada de gama, ocupando a mesma posição do desaparecido Mito, presta homenagem às origens da marca na cidade que a viu nasceu em 1910: Milão.

“Com a chegada do Milano em 2024, a Alfa Romeo completa uma gama capaz de satisfazer os desejos de todos os nossos entusiastas e não só. O Milano pretende ser um “bem-vindo de volta”, simbólico para todos os nossos fãs Alfisti”, refere Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo.

O responsável sublinha ainda que “o Milano é o primeiro marco no processo de transição da marca para a condução 100% elétrica” e, que, tal como o Tonale, “tem a importante tarefa de reforçar ainda mais a presença global da Alfa Romeo”.

O Milano utilizará a plataforma CMP/eCMP, a mesma do Opel Mokka, Peugeot 2008, Jeep Avenger e DS 3, por exemplo, compatível com motores a gasolina, híbridos ligeiros e puramente elétricos.

Leia ainda: Alfa Romeo 33 Stradale, o regresso da lenda

A versão elétrica, de resto, contará com uma bateria de 54 kWh de capacidade capaz de proporcionar uma autonomia até 400 km (WLTP), além de um motor elétrico com 115 kW/156 cv e 260 Nm.

As restantes motorizações estarão assentes no motor 1.2 Puretech já conhecidos de vários modelos, entre os quais o Peugeot 208 e o Citroen C3, por exemplo, com 100cv, dotados de solução híbrida ligeira.