A Honda escolheu Portugal para a apresentação europeia do novo Civic Type R. O evento contou com a presença de inúmeros jornalistas da especialidade, dos mais variados países, que rumaram a Portugal, mais concretamente ao Circuito do Estoril, para conhecer em primeira mão a mais recente geração Type R. As primeiras entregas estão previstas para o final do primeiro trimestre, com um preço chave na mão de 69.500 euros.
A nova máquina de sensações do construtor nipónico mantém os predicados mais desejados pelos entusiastas da sigla “Type R”, nomeadamente a caixa manual de seis velocidades e a transmissão às rodas dianteiras (em lugar da tendência da tração às quatro rodas).
Utiliza uma evolução do motor 2.0 turbo VTEC a gasolina do anterior Type R, com 329cv e 420 Nm de binário (mais 9cv e 20 Nm que o antecessor). É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,4 segundos (três décimas mais rápido) e alcançar os 275 km/h de velocidade máxima (mais 3 km/h que o anterior Civic Type R).
O consumo médio anunciado é de 8,2 litros aos cem (186 g/km de emissões de CO2). Estão disponíveis os modos de condução Comfort, Sport e +R, que afetam o desempenho e resposta do motor, suspensão, direção e sonoridade emitida pela mecânica.
Ativando o modo +R, indicado para condução em circuito, é possível desativar o controlo de tração e o controlo de estabilidade (para isso é necessário pressionar o botão “VSA” por cinco segundos).
Esta nova geração representa uma evolução significativa em termos estéticos e dinâmicos. A carroçaria é agora ainda mais larga e mais baixa que o antecessor, incorporando componentes aerodinâmicos funcionais com acabamento em preto, acentuando a silhueta desportiva do Honda Civic Type R.
O novo Civic Type R foi o destaque no Circuito do Estoril, mas não a única estrela. No local foi possível também recordar as gerações anteriores como a geração EK 9, FK2, FK8 e FK8 Limited Edition, assim como, observar de perto esta que é a sexta geração do Honda Civic Type R, que assinala os 25 anos deste modelo icónico.