As diferentes equipas que participam no Campeonato do Mundo de MotoGP aproveitaram a pausa de verão para fazer alterações no acesso à Q2.
Depois de ter sido apresentada e avaliada a proposta de alteração da apuramento para a Q2, a Comissão dos Grandes Prémios resolveu aprovar a mudança. Assim, a sexta-feira, o primeiro dia de Grande Prémio, é onde se iniciam as novidades.
O primeiro treino livre passa a ser apenas para os pilotos e as suas equipas testarem as motos, o seu comportamento em pista e avaliarem quais os pneus que mais se adequam ao seu estado naquele momento. Tem a duração de 45 minutos e deixa de ser valorizada para definir quem são os pilotos que conquistam o acesso à Q2.
A segunda sessão de treinos de sexta-feira, passa a chamar-se apenas treino e esta sim, é onde será definido o acesso à Q2.
Tem uma duração de 60 minutos e é esta a corrida onde os pilotos vão tentar conseguir o melhor tempo e terminar nos dez primeiros.
Serão estes a ocupar as primeiras linhas da grelha de partida, na corrida oficial de domingo.
O MotoGP™ do Monster Energy British Grand Prix, será o palco da estreia desta nova forma de apuramento, para a qualificação dos primeiros lugares da grelha de partida.
Em Silverstone, será esta a ordem dos pilotos da prova rainha do desporto de duas rodas para definir a grelha de partida.
No final do dia de sábado mantém se a MotoGP™ Tissot Sprint (SPR) como tem sido habitual.
No domingo, mantém-se também a normal programação, com a corrida de warm up com duração de 10 minutos e a corrida oficial.
Deixe um comentário