O novo conceito Mercedes Vision EQXX foca-se na tecnologia de economia de peso e bateria. Este protótipo tem uma autonomia de mais de 1.000 quilómetros com uma única carga de bateria, o que equivale a um consumo inferior a 10 kWh de energia por 100 quilómetros.
Estas conquistas naperformance deve-se principalmente, ao design exterior e à aerodinâmica, que atingem um coeficiente de arrasto de referência de 0,17.
Este valor conseguido pelo Mercedes Vision EQXX é de extrema importância na autonomia e no futuro desenvolvimento do ‘mundo dos elétricos’. Isto porque, segundo o construtor, são necessários dois terços de energia elétrica, apenas para combater a resistência do ar em movimento.
Existem ainda outros pormenores que foram pensados para melhorar a autonomia neste protótipo, como é o caso da dianteira mais pequena do que a do CLA compacto, o eixo de rodas traseiras mais estreito que permite que o ar flua de forma mais eficiente e as coberturas externas transparentes nas rodas evitam praticamente toda a turbulência do ar.
A mobilidade sustentável, para a qual todos os construtores têm investido muitos recursos, é de facto um dos maiores investimentos neste conceito Mercedes Vision EQXX. A eficiência conseguida com este projecto chega aos 95%, isto é, 95% da energia armazenada na bateria chega às rodas. Segundo a construtora este é um bom resultado, pois “A título de comparação, um veículo com um motor de combustão interna eficiente atinge cerca de 30%”.
A Mercedes diz ainda que teve “Uma equipa dedicada de engenheiros da Mercedes-Benz trabalhou com os especialistas em corridas motorizadas de High Performance Powertrains (HPP) e Mercedes-Benz Grand Prix (MGP) para desenvolver um grupo motopropulsor elétrico compacto e altamente eficiente e uma carcaça de bateria leve.”