Ponto prévio: este não é um Lexus para conduzir. É para ir atrás, nas imponentes poltronas, enquanto se descansa das reuniões e de um qualquer evento. Também não é um furgão de luxo, mas antes um monovolume de luxo. E também não é a gasóleo, mas o primeiro monovolume de luxo híbrido. Dito isto, o primeiro contacto com o LM 350h não envolveu condução. O desafio proposto foi o de viajar em primeira classe.
A ascensão dos SUV condenou os monovolumes à extinção. Há cada vez menos, é verdade, mas mesmo assim parece que ainda há espaço para os monovolumes de luxo. É onde se posiciona o Lexus LM, uma proposta inédita do fabricante japonês que pudemos conhecer entre Vila Nova de Gaia e o Marco de Canaveses.
Curiosamente, esta é a segunda geração do modelo, que até aqui só estava disponível nos mercados asiáticos. Segue os passos do Mercedes Classe V, por exemplo, mas eleva a qualidade do segmento ao enésimo grau com um interior espetacular e aconchegante típico de uma limousine. O nome “LM” refere-se a “Luxury Mover”, uma declaração de intenções.
Ao contrário da grande maioria dos monovolumes ou “furgões de luxo”, o LM não é um derivado de um furgão. É um modelo totalmente pensado para o transporte de passageiros e oferece uma qualidade de construção irrepreensível. E o LM, como seria de esperar, conta com uma motorização híbrida, tornando-se assim no primeiro e único do segmento a oferecer este tipo de motorização.
Com 5.130 mm de comprimento, 1.890 mm de largura e 1.945 mm de altura, o LM é, naturalmente, o modelo mais alto da Lexus, mas curiosamente não é o mais longo (é superado pelo LS) nem o mais largo (é superado pelo LS, pelo RC, pelo RZ e pelo RX).
O desenho não deixa ninguém indiferente, especialmente pela dianteira, que impressiona pela gigantesca grelha, ocupando praticamente a totalidade da frente. Sobram apenas as óticas e o capot, reduzido ao mínimo.
Na lateral, o peso visual deste modelo é atenuado por pilares pretos que dão a sensação de tejadilho flutuante. A distância entre eixos chega a 3.000 mm e as jantes de liga leve são de 19 polegadas. Atrás, destaque para as luzes LED interligadas que sublinham a inscrição “Lexus”.
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Ao vivo, o LM é imponente e exclusivo. Na realidade, o desenho exterior não importa muito porque, tal como acontece com as pessoas, o que é importante está no interior.
Quer se goste ou não do desenho (e imponência…), é fácil esquecer isso assim que se abre as portas laterais deslizantes elétricas que dão acesso a um “universo” de conforto, luxo e tecnologia.
Sete lugares que na verdade são seis “e meio”
O interior pode ser configurado com quatro ou sete lugares. A versão de sete lugares conta com três filas e seis bancos. Sim, seis. A última fila tem dois bancos, mas um passageiro adicional pode sentar-se entre eles porque existe um terceiro encosto de cabeça e um terceiro cinto. Portanto, na verdade são 6+1.
Nesta configuração, os bancos da terceira fila são deslizantes e rebatíveis para ampliar o espaço de carga, embora a bagageira seja enorme. Claro que a porta traseira tem um sistema elétrico de abertura e fecho com a singularidade de os botões de abertura estarem na base do pilar C.
A segunda fila da versão 6+1 lugares ajusta-se longitudinalmente (na versão 4 lugares é fixa), proporcionando assim mais opções de modularidade para ganhar espaço de carga se necessário. É, também, onde se encontram os lugares mais desejados do LM, com dois excelentes bancos que podem deslizar longitudinalmente 52 cm. Tem regulação elétrica, apoios de braços com mesa removível, tomadas USB integradas, apoio de cabeça estilo borboleta, apoio para pés, ventilação, aquecimento, função de massagem e podem reclinar até 63º.
São extremamente confortáveis e são complementados por persianas elétricas, sistema de áudio Mark Levinson com 21 altifalantes, climatização de quatro zonas e monitor de teto retrátil de 14 polegadas com conexão HDMI. Tudo pode ser gerido a partir de dois dispositivos do smartphone, pomposamente chamados de “Painel Touch Multi-Operacional”.
LM de quatro lugares, para maior exclusividade
Para quem procura maior exclusividade, a Lexus disponibiliza a versão de topo, o LM de quatro lugares, menos versátil, mas ainda mais opulento, onde se pode viajar em “primeira classe”.
As impressionantes poltronas da versão de quatro lugares permitem trabalhar ou descansar com conforto absoluto. Existe uma divisória entre o condutor e passageiro e os dois lugares para maior “individualismo”, logo, maior sossego e conforto. A segunda fila de assentos oferece um luxo igual ao de uma limousine de primeira classe com duas impressionantes poltronas reclináveis a 76,5º e contam com aquecimento, ventilação, sete modos de massagem, uma mesa dobrável feita de magnésio e apoios para os pés extensíveis e ajustáveis. A atenção ao detalhe chega ao ponto que um sensor mede a temperatura corporal dos passageiros e adapta o ar condicionado de forma inteligente.
O equipamento inclui, ainda, um enorme monitor widescreen 4K de 48 polegadas, vidro de privacidade regulável e um frigorifico de 18 litros, entre outras comodidades.
E o resto?
Pois bem, na dianteira, praticamente pensada para o “motorista”, salta à vista o cuidado no detalhe, o ecrã de infoentretenimento sensível ao toque de 14 polegadas, com conectividade com Android Auto e Apple Carplay além de receber atualizações de software sem fio.
O LM está disponível exclusivamente na versão LM 350h AWD, equipada com uma motorização híbrida, conhecida dos NX e RX, composto por um motor a gasolina de 2,5 litros e dois motores elétricos para desenvolver 250cv. No LM está sempre ligado a um sistema inteligente de tração integral E-Four graças a um motor elétrico traseiro de 40 kW.
Este monovolume híbrido dispensa tecnologia Plug-in, utilizando uma pequena bateria que permite reduzir o consumo e oferecer uma maior capacidade de resposta. Conta com vários modos de condução chamados Eco, Normal, Sport, Rear Comfort e Custom. Particularmente impressionante é o programa Rear Comfort, que calibra diferentes parâmetros dinâmicos para beneficiar o conforto dos passageiros traseiros. O centro de gravidade é alto, mas os movimentos e inclinação são controlados pela suspensão adaptativa.
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A experiência com o LM 350h ficou-se pelos comandos “secundários”, ou seja, pelas impressionantes poltronas dos lugares traseiros, onde tivemos oportunidade de testar todas as mordomias ao nosso dispor e, especialmente, usufruir do conforto a bordo em autoestrada, o habitar predileto deste modelo.
Em relação a performances, o LM 350h é capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,7 segundos. O consumo de combustível é um ponto a favor da mecânica escolhida. A Lexus anuncia um consumo médio de 7,3 l/100 km, um valor interessante atendendo ao seu tamanho.
Um Lexus impressionante, por dentro e por fora
Obviamente, o LM 350h destina-se a um tipo de cliente muito específico, que procura um veículo para longas viagens em perfeito conforto ou empresas para serviços de transporte de luxo. A Lexus refere que já tem alguns interessados em Portugal, sendo que na Europa as encomendas já superam largamente as expectativas, com um objetivo revisto de mais de 600 vendas.
A exclusividade e exuberância andam de mãos dadas com o preço. O LM 350h de 7 lugares está à venda por 143.850 euros e o de quatro lugares custa 170.500 euros. A diferença encontra-se no maior equipamento da versão de quatro lugares, nomeadamente o separador entre o condutor e passageiro e os lugares traseiros, assim como o enorme ecrã panorâmico, entre (muitos) outros detalhes.