Lexus RZ 450e, o SUV elétrico que faltava

O primeiro elétrico da Lexus desenvolvido de raiz como elétrico tem 313cv e mais de 400 km de autonomia.

O primeiro elétrico da Lexus desenvolvido de raiz como elétrico tem 313cv e mais de 400 km de autonomia.

A Lexus já tem um SUV elétrico compacto, o UX 250e, mas o RZ 450e promete ir mais longe. É maior, mais atraente, tem mais autonomia e uma dinâmica que promete convencer os mais exigentes. Os preços arrancam nos 74.500 euros.

O primeiro elétrico da Lexus desenvolvido de raiz como elétrico não é propriamente compacto, posiciona-se entre o NX e o RX, tem 4,81 metros de comprimento, c 2,85 m de distância entre eixos, e partilha a plataforma com o Toyota bZ4x.

Ao contrário deste, o RZ 450e tem sempre tração integral. Conta com um motor dianteiro de 204 cv e um traseiro de 109 cv, para uma potência combinada de 313 cv. É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,6 segundos, o que lhe permite bater o desportivo Toyota GR86, por exemplo.

A bateria, de 71,4 kWh, promete mais de 400 km de autonomia, com a Toyota a garantir mais de 90 por cento de capacidade depois de dez anos de utilização. A garantia é de 10 anos ou 1 milhão de quilómetros (sim, leu bem 1.000.000 km).

Em estrada, o RZ450h consegue combinar com mestria o conforto com um interessante desempenho dinâmico, ao que não será alheio a tração às quatro rodas e distribuição dinâmica de binário entre os dois eixos para uma neutralidade de comportamento a toda a prova.

Leia ainda: LM 350h, o jato privado com quatro rodas da Lexus

A potência combinada entre os dois motores elétricos, de 313cv, não impressiona apenas no “papel”, mas também na experiência de condução, com uma resposta imediata (como qualquer elétrico), mas com uma capacidade para saltar para a frente a qualquer toque do acelerador.

Se por fora, este rival do Tesla Model Y, Ford Mustang Mach-E, Volkswagen ID.5, entre outros, o RZ convence, com um desenho agressivo, nomeadamente a traseira, também no interior é acolhedor, com materiais e acabamentos insuspeitos e uma posição de condução excelente e mais encaixada que o habitual para um SUV.

Curiosamente, o RZ 450e não conta com porta-luvas que foi eliminado para instalar o sistema de aquecimento radiante (gasta menos 8% de energia que o convencional) para as pernas do passageiro.

O primeiro elétrico da Lexus desenvolvido de raiz como elétrico tem 313cv e mais de 400 km de autonomia.

Em Portugal, os preços arrancam nos 74.500 euros para a versão de acesso Executive. A gama contempla mais quatro opções de equipamento: Executive Plus (a partir de 79.150 euros), Premium (a partir de 80.274 euros), Luxury (a partir de 87.800 euros) e Luxury Bi-Tone (88.500 euros).