É com quatro modelos SUV e uma pick-up que a marca sul-coreana KG Mobility (KGM), antiga Ssang-Yong, passa a estar disponível em Portugal, onde é representada pela Astara (antiga Bergé Auto), que representa, entre outras, as marcas Kia, Mitsubishi, Isuzu, Aiways, Maxus e Fuso. A chegada da marca é feita com uma rede de dez concessionários.
A gama arranca com o Tivoli, um SUV compacto equipado com motor 1.5 Turbo a gasolina de 135 cv, com caixa manual de seis velocidades, e 163 cv com uma caixa automática, também de seis velocidades. Os preços arrancam nos 25.950 euros.
Equipado com o mesmo motor 1.5 Turbo, também com dois níveis de potência: 149 cv quando associado a uma transmissão manual de seis velocidades, e 163 cv quando acoplado a uma caixa automática com o mesmo número de relações, surge o Korando, um nome já conhecido do início da gama europeia da Ssang-Yong. Os preços começam nos 30.450 euros, para a versão de caixa de velocidades manual, subindo para os 32.350 euros na variante automática.
Segue-se o Torres, um SUV mais familiar quando comparado com o Korando e a mais recente novidade da gama KGM. O motor é o mesmo motor 1.5 Turbo de 163cv e tem preços a partir de 37.500 euros.
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Está também disponível uma opção elétrica, o Torres EVX, com uma bateria de 73,4 kWh, que oferece uma autonomia de 505 km em ciclo urbano ou 460 km em ciclo combinado (norma WLTP) através de um motor com uma potência de 152 kW (207 cv) e um binário de 339 Nm. Recorrendo a um carregador DC de 120kW, é possível restabelecer 80% da bateria em 37 minutos. 7h45 é o tempo necessário para carregar a totalidade da bateria recorrendo a um carregador AC interno de 11kW.
A partir dos 39.500 euros surge a pick-up Musso, equipada com um motor a gasóleo de 2,2 litros e 202cv de potência e 441 Nm de binário máximo. Está disponível com caixa manual e automática de seis velocidades.
No topo da gama encontra-se o Rexton. O luxuoso SUV de 7 lugares está disponível com preços a partir de 58.900 euros e conta com um motor a gasóleo de 2,2 litros e 202cv, associado a uma caixa automática de oito velocidades.
O nível de equipamento único, K5, inclui os sistemas multimédia e painel de instrumentos digital, ambos de 12,3 polegadas, Ar condicionado automático bi-zona com controlo traseiro, Bancos em pele, Barras de tejadilho, Jantes de 20 polegadas, Iluminação Full-LED, Portão de bagageira e Teto de abrir elétricos, airbags laterais traseiros e de joelhos para o condutor, entre outros.
No que respeita à garantia de fábrica, a gama KGM beneficia de 5 anos ou 100 000 km nos modelos equipados com motor de combustão interna. O Torres elétrico inclui uma garantia de 7 anos ou 150 000 km e de 10 anos ou 1 000 000 km para a bateria de tração.
No ano de lançamento em Portugal, a expectativa de vendas da KGM é na ordem das 800 unidades. Contará com uma rede de dez concessionários.