Honda e Isuzu testam camião a hidrogénio em estrada pública

GIGA FUEL CELL vai estar em testes de estrada até setembro de 2024

A Honda e a Isuzu deram início a testes de demonstração em estradas públicas no Japão do GIGA FUEL CELL, um camião pesado (categoria 25 toneladas) alimentado por células de combustível (FC) que está a ser desenvolvido em conjunto pelas duas empresas.

O programa de testes vai decorrer até setembro de 2024 e vai permitir a recolha de dados, acumulação de conhecimentos e identificação de questões técnicas em preparação para uma introdução no mercado em 2027.

O Giga Fuel Cell utiliza pilhas de combustível com uma potência total de 421 kW e está equipado com um depósito de hidrogénio de 56 kg. O motor produz 320 kW de potência (o equivalente a 435cv) e tem uma autonomia de cerca de 800 quilómetros.

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A Isuzu e a Honda acreditam que a tecnologia FC, que utiliza o hidrogénio como combustível, será eficaz para alcançar a neutralidade de carbono dos camiões pesados que são necessários para alcançar um transporte de alta eficiência (com a capacidade de condução de longa distância, grande capacidade de carga e reabastecimento rápido).

Para além da compatibilidade com o mercado de veículos pesados, a Honda e a Isuzu

pretendem avaliar o caráter prático do veículo (o camião pesado FC) no que respeita à condução na via pública, mas também na movimentação de carga e gestão do funcionamento do veículo, incluindo o reabastecimento de hidrogénio.

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