Fábrica de baterias para veículos elétricos pode vir para Portugal

Terceira maior fabricante chinesa de baterias pretende que a fábrica entre em funcionamento em 2025

A chinesa China Aviation Lithium Battery Tecnology, terceira maior fabricante chinesa de baterias para automóveis elétricos, prepara-se para instalar uma fábrica de baterias para veículos elétricos em Sines, no distrito de Setúbal. Prevê-se a entrada em funcionamento em 2025.

Em declarações à agência Lusa, Nuno Gameiro, que representa em Portugal a China Aviation Lithium Battery Tecnology (CALB), avança que a empresa apontou o “final de 2025” como a data prevista para o início da laboração na futura unidade.

A mesma fonte adianta que a fábrica tem de estar a funcionar em 2025 para que, no ano seguinte, as baterias possam “sair de Sines para a Europa para serem instaladas em vários automóveis europeus, até ao final do primeiro trimestre” de 2026.

Num comunicado à bolsa de valores de Hong Kong, a CALB revelou que assinou, na quarta-feira, um memorando de entendimento com uma subsidiária da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP).

O acordo com a aicep Global Parques, gestora da Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS), prevê a aquisição de “direitos de superfície, com o objetivo de montar uma fábrica de ponta mundial, altamente inteligente, informatizada e automatizada, com zero emissões de carbono”, disse a empresa.

Segundo a China Automotive Power Battery Industry Innovation Alliance, uma associação industrial, a CALB foi em 2021 a terceira maior fabricante chinesa de baterias para automóveis elétricos.

Exit mobile version