O Exército Português deu um grande passo em direção à modernização e fortalecimento das suas capacidades operacionais, com a aquisição de uma frota de 108 Viaturas Táticas Médias MAN, adquiridas através de um Concurso Internacional da NATO.
As primeiras seis viaturas 4X4 Porta Shelter visam dotar as Unidades de Transmissões com um grau superior de mobilidade e proteção, no âmbito do desenvolvimento da Capacidade “Comando e Controlo Terrestre”.
Na cerimónia de entrega destas primeiras unidades, estiveram presentes também representantes da TSD e da NATO, havendo oportunidade de abordar diversos temas de interesse geral, nomeadamente formação, manutenção futura das viaturas, entre outros.
No decurso dos anos 2024 a 2026, serão entregues os cento e oito veículos 4×4 e 6×6, com diferentes aplicações no chassis (transporte de carga, transporte de tropas, grua, veículos blindados, camiões-cisterna).
Leia ainda: Carros de polícia com câmaras para multar estacionamento abusivo
As viaturas a fornecer são produzidas pela RMMV, Rheinmettal MAN Military Vehicles, uma Join Venture, na qual a Rheinmettal detém 51% e a MAN AG 49%.
Estas viaturas constituem a Plataforma de Mobilidade do Projeto Sistema de Informação e Comunicações Tático (SIC-T), um sistema desenhado, concebido e desenvolvido pelo Exército Português com o objetivo de dotar as suas unidades operacionais com a capacidade de Comunicações e Sistema de Informação (CSI) que garanta a interoperabilidade e adaptabilidade ao teatro de operações, habilitando-as a trabalhar em ambientes operacionais exigentes e em constante transformação.
Este investimento traduz o compromisso do Exército Nacional com a manutenção de uma força de defesa altamente capaz e pronta para enfrentar os desafios do presente e do futuro.