A fidelidade dos portugueses aos carros alemães e franceses não tem esmorecido ao longo dos anos. Foi o que revelou um estudo realizado pela carVertical, que identificou os modelos de carros importados mais procurados no primeiro semestre de 2024. Os modelos usados das marcas Renault, Mercedes-Benz, e Peugeot estão entre os mais procurados.
No primeiro semestre do ano, os portugueses demonstraram maior interesse pelos históricos de automóveis Renault Megane – representaram 6,3% do total de veículos verificados na carVertical, seguidos do Mercedes-Benz Classe A (4,5%), do Peugeot 308 (3,6%), do Renault Clio (3,2%), e do Volkswagen Golf (3,2%).
No período homólogo de 2023, o Megane ocupava apenas o quinto lugar, com uma quota de 3,8%. Nessa altura, o automóvel mais verificado era o Mercedes-Benz Classe C (8,6%).
“O mercado português é marcado por contrastes. Enquanto alguns compradores preferem automóveis alemães de qualidade superior, como os Mercedes-Benz, outros procuram veículos citadinos mais baratos, das gamas Peugeot, Renault, ou Citroën”, afirma o especialista automóvel da carVertical, Matas Buzelis.
Popularidade dos MINI disparou
Entre todos os países que participaram no estudo, a popularidade do Mini de 3 portas (+719,1%), do Tesla Model 3 (+534%), do Tesla Model X (+297,6%), do Audi RS 7 (+262,2%) e do Jaguar E-Pace (+186,6%) foi a que mais cresceu no primeiro semestre deste ano.
Leia ainda: Alemanha? Portugueses preferem carros usados importados de França
A popularidade crescente destes modelos é uma boa notícia para quem planeia vendê-los. Quanto maior for a procura de um automóvel no mercado de segunda mão, mais elevado será o preço que o vendedor pode esperar obter.
Fraude da quilometragem é mais comum em modelos populares
É frequente os modelos populares serem alvo de fraudes. O mercado está saturado de carros com quilometragem adulterada, que pode causar inúmeros problemas aos novos proprietários. Quando não se sabe ao certo a distância percorrida pelo veículo, é difícil seguir as recomendações do fabricante e efetuar manutenções atempadas.
Nos primeiros seis meses de 2024, 3,8% de todos os Megane verificados na carVertical em Portugal tinham leituras de conta-quilómetros adulteradas, pelo que os compradores devem ser particularmente cautelosos e evitar fechar negócios sem verificar os registos dos carros. Outros modelos muito procurados também costumam sofrer alterações ao conta-quilómetros: Mercedes-Benz Classe A (1,9%), Peugeot 308 (6,1%), Renault Clio (1,1%) e Volkswagen Golf (2,1%).