Em média, a maioria dos carros permanecem estacionados e parados durante mais de 23 horas por dia, enquanto as viagens diárias requerem, normalmente, apenas cerca de um décimo da capacidade da bateria de um EV para condução. Tendo carregado os seus veículos a um custo inferior durante as horas de vazio, os proprietários de EVs podem vender a energia não utilizada nas suas baterias durante as horas de ponta, quando a eletricidade é escassa e o seu preço é mais elevado.
Desta forma, as baterias EV podem ser utilizadas como fonte de energia flexível e com uma pegada de carbono reduzida para apoiar a estabilidade da rede. Isto poupa a capacidade da rede e reduz os custos operacionais para os fornecedores de energia.
Esta é a solução para um futuro mais sustentável que a Hyundai pretende avançar com a tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G), que aproveita a energia renovável armazenada nas baterias e realocá-la de volta para o carro nas horas de ponta, beneficiando os proprietários de carros elétricos e a sociedade.
O primeiro desafio a considerar nesta mudança está num fenómeno social comum: o pico na procura de energia que se cria instantaneamente quando as pessoas acordam de manhã e ligam as suas chaleiras, ou quando cozinham uma refeição à noite, com as televisões e outros aparelhos ligados em casa.
Em segundo lugar, tendo taxas mais baixas de utilização de energia proveniente de centrais elétricas, inevitavelmente os custos operacionais serão mais elevados, o que resultará num aumento das taxas de eletricidade para os consumidores, bem como em potenciais picos de preços.
Outra questão é também o nível de combustíveis fósseis utilizado para gerar eletricidade: embora esteja a diminuir lentamente – de 39 por cento, em 2019, para 37 por cento, em 2021 –, a intensidade de carbono na criação de energia deve ser mais reduzida. Por fim, refira-se que países de todo o mundo precisam, ainda, de aumentar a sua capacidade para gerar e acomodar energia suficiente para satisfazer esta nova procura.
A tecnologia Vehicle-to-Grid (V2G) permite que as redes energéticas possam aguentar a carga superior proveniente do carregamento de milhões de EVs, ao mesmo tempo que integra energias renováveis mais intermitentes no sistema. Veículos equipados com esta tecnologia podem, assim, servir como unidade de armazenamento de energia renovável.
Num sistema de rede, as baterias EV suportadas pela tecnologia V2G podem ser utilizadas como uma alternativa sempre que necessário. Os veículos conseguem alimentar a rede com energia renovável durante os períodos em que a energia solar ou eólica não pode ser gerada, como por exemplo numa noite calma. Da mesma forma, durante os períodos de pico, quando grandes quantidades de energia estão a ser consumidas, os EVs podem fornecer eletricidade de volta à rede para equilibrar a procura.
“A tecnologia V2G dará aos EVs um objetivo secundário além do transporte de passageiros. A sua energia pode ser devolvida à rede para ser utilizada pelos serviços locais de distribuição de energia, enquanto as suas baterias podem também ser utilizadas no armazenamento, ajudando a estabilizar a rede”, explica Yukihiro Maeda, Chefe da Cross-Carline na Hyundai Motor Europe.
“Para além de ajudar a equilibrar o fornecimento de energia durante as horas de ponta e a descarbonizar o sistema de energia, esta tecnologia tem ainda o potencial de gerar vantagens financeiras para os condutores e distribuidores da rede, bem como proporcionar um benefício significativo para o ambiente ao apoiar a descarbonização das redes de energia”, acrescenta.
No vídeo publicado no canal de Youtube da Hyundai, Nicki Shields, jornalista automóvel e especialista em EVs, explica como funciona a tecnologia V2G, destacando os benefícios da tecnologia para a sociedade.