A Volvo deu a conhecer o EM90, o primeiro monovolume elétrico da marca sueca, apresentado como uma homenagem ao Duett de 1953, uma carrinha comercializada até 1969. Para já estará disponível exclusivamente na China, mas poderá chegar posteriormente a outros mercados.
Com 5.209 mm de comprimento, 2.024 mm de largura e 1.867 mm de altura, o EM90 e definido pela Volvo como uma “sala escandinava sobre rodas”, onde “será possível relaxar ou trabalhar por exemplo”.
O EM90 dispõe de uma configuração 2+2+2, dispondo de seis lugares que proporcionam a cada passageiro a sua própria zona e o seu próprio espaço pessoal, incluindo, igualmente, opções personalizadas de entretenimento e de conforto, com por exemplo, função de massagem.
O acesso à terceira fila é facilitado graças à grande dimensão das portas traseiras deslizantes, bem como aos bancos da segunda fila que também deslizam suavemente para a frente.
“Ao conceber o EM90, procurámos criar um espaço de conforto pessoal e uma experiência de viagem com estilo e elegância. No interior, concentrámo-nos num automóvel que funcionasse tão bem em viagens de trabalho ou em viagens familiares. Esta foi uma tarefa emocionante para toda a equipa de design”, refere Sophie Li, Head of Design da Volvo Design Studio.
Conta com um único motor elétrico de 268 cv (200 kW) no eixo traseiro, o que lhe permite acelerar dos 0 aos 100 km/h em 8,3 segundos.
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A bateria de 116 kWh de origem CATL que pode carregar de 10 a 80 por cento em menos de 30 minutos, garante uma autonomia de até 738 km (de acordo com o ciclo de condução CLTC da China, que são geralmente 10-20% mais generosos do que os números do ciclo WLTP).