A DS Automobiles e a Casa da Moeda de Paris estabeleceram uma parceria para o lançamento de uma edição limitada a apenas 5.000 exemplares de uma moeda comemorativa de prata, com o valor de 10 euros, para assinalar os 70 anos do mítico DS.
A moeda espelha um DS 23 produzido em 1975, cujos faróis direcionais – outra inovação deste lendário automóvel – iluminam a frente da moeda. A luz é produzida com uma cor dourada engenhosa, para um contraste impressionante. Em baixo, como um reflexo, vê-se o DS original de 1955.
Na vertente do texto, surge o nome “DS” e “1955”, o ano do primeiro modelo acompanhado da referência “RF” (République Française), mas também o ano da moeda “2025”. Esta moeda de coleção é apresentada num estojo que recorda, em imagens, a história do DS.
Leia ainda: Ensaio ao DS 3 Crossback BlueHDi 100 Performance Line. A virtude de ser diferente
Apresentado a 6 de outubro de 1955, o modelo desenhado por Flaminio Bertoni de desenvolvido com o contributo dos não menos geniais André Lefèbvre (engenheiro aeronáutico de formação, foi um fervoroso defensor da tração dianteira, mas também da aerodinâmica, da leveza e da centralização do peso) e Paul Magès (o criador do conceito hidráulico e da famosa suspensão hidropneumática, mas também a assistência hidráulica para a direção, a embraiagem e a travagem do DS), vendeu perto de 1,5 milhões de exemplares ao longo de duas décadas.