Dacia Spring eleito carro com menor impacto ambiental

Citadino elétrico superou o Tesla Model 3 e o Cupra Born

O Dacia Spring foi distinguido pelo Green NCAP, o organismo mais ambientalista do Euro NCAP, como o carro elétrico mais ecológico do mercado, superando o Tesla Model 3 e o Cupra Born.

Por ser elétrico, o Spring alcançou o máximo de pontos no “Clean Air Index”, mas também no “Greenhouse Gas Index”, secção em que nem todos os modelos deste tipo obtêm a pontuação máxima (por exemplo, o Hyundai Ioniq 5 recebeu 9,3 pontos em 10, enquanto o Tesla Model 3 alcançou 9,8).

Onde o Spring mais se destaca é na seção “Eficiência Energética”; ou seja, em eficiência. E é que, pesando menos de 1.000 kg (concretamente 970 kg), é um dos carros elétricos mais leves do mercado, o que tem um impacto muito positivo no consumo. Segundo o Green NCAP, 89% da energia carregada na rede elétrica é utilizada pelo veículo.

Os restantes elétricos testados (Tesla Model 3, NIO ET7, Renault Megane E-Tech Electric, Cupra Born, Audi Q4 e-tron, Hyundai Ioniq 5) “não apresentaram valores de consumo tão baixos neste índice”.

“Com este excelente resultado, o Dacia Spring estabelece um padrão na indústria. A Dacia estabeleceu o objetivo de desenvolver um citadino que responda às necessidades dos consumidores, mas também aos desafios de sustentabilidade do nosso planeta. O resultado é um veículo ecológico e amigo do ambiente. Com este modelo, a empresa está à frente de muitos outros fabricantes em termos de impacto ambiental”, explica Aleksandar Damyanov, Diretor Técnico do Green NCAP.

Até agora, o Spring era proposto com um único motor de 45 cv (33 kW) associado a uma bateria de 26,8 kWh de capacidade. Contudo, a gama foi reforçada com a introdução de um motor de 65cv (48 kW) que lhe permite melhorar as suas prestações à custa de uma menor autonomia, de 230 para 224 km.

Exit mobile version