Dacia ataca Dakar com Sebastien Loeb

Novo modelo de competição da Dacia para o Dakar vai utilizar combustível sintético

Novo modelo de competição da Dacia para o Dakar vai utilizar combustível sintético

A Dacia vai participar no Dakar2025 com o francês Sébastien Loeb e a espanhola Cristina Gutiérrez.

A participação, que inclui o Campeonato do Mundo FIA de Rally-Raid, será feita com um novo protótipo, cujo modelo vai ser desenvolvido durante o ano de 2024, e que contará com motor alimentado a combustível sintético, produzido com uma combinação de hidrogénio e dióxido de carbono.

“A energia necessária para sintetizar este tipo de combustível é gerada a partir de eletricidade renovável. Durante todo o ciclo de produção, os combustíveis sintéticos têm uma pegada de carbono mais baixa do que os combustíveis derivados do petróleo”, explica a Dacia.

Antes de enfrentar o desafio da época de 2025, os protótipos da Dacia vão ser postos à prova, já em 2024, no Rali de Marrocos.

Ao volante vai estar Sebastien Loeb, segundo na edição de 2023 do Dakar, que afirmou que a “prioridade” será o Dakar, tencionando participar em 2025/2026 no campeonato de rallye-raid.

“O Dakar é por natureza um laboratório tecnológico em termos reais. Vai tornar-se também um laboratório na redução carbónica”, sublinhou Denis Le Vot, patrão da Dacia, na conferência de apresentação dos dois corredores e do projeto, acrescentando que a equipa não irá para o Dakar sem o carburante sintético.