A Cupra desvendou o Born VZ, a versão mais desportiva com 326cv e 545 Nm do compacto elétrico. É capaz de acelerar dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos, um segundo mais rápido que a versão e-Boost. A velocidade máxima do VZ também foi revista e é agora limitada eletronicamente a 200 km/h, ou seja, mais 40 km/h do que a versão e-Boost.
A versão VZ, que significa “Veloz” em espanhol, conta ainda com a geometria aprimorada do ajuste da suspensão, da direção desportiva e uma sensação de travagem melhorada.
“O Cupra Born foi fundamental para a marca quando lançámos o modelo em 2021 enquanto primeiro veículo 100% elétrico. E a resposta foi notável, com 45.300 unidades vendidas no ano passado, um aumento de 44,4% em comparação com o ano anterior.”, afirmou Wayne Griffiths, CEO da Cupra. “Com o Cupra Born VZ, vamos aumentar ainda mais a performance deste modelo, e voltar a provar que quando combinada com a eletrificação são a combinação perfeita.”
A Cupra refere que o aumento de potência não penaliza a eficiência, e a autonomia a partir de uma bateria de 79 kWh (+2 kWh) chega aos 570 km e os carregamentos rápidos alcançam os 170 kW, o que significa apenas 30 minutos para um carregamento rápido de 10 a 80%.
No interior, o Born VZ estreia um sistema de infoentretenimento com um ecrã de 12,9’’, a que se junta uma nova barra tátil retroiluminada para ajustar a temperatura do sistema de climatização.
O Born VZ tem lançamento agendado para o terceiro trimestre do ano. Os preços ainda não foram divulgados.