Chinesa BYD já tem importador para Portugal

Primeiros modelos elétricos chegam ao mercado nacional já a partir de maio

Primeiros modelos elétricos chegam ao mercado nacional já a partir de maio

O Grupo Salvador Caetano, o maior grupo automóvel da Península Ibérica, confirmou que vai representar a marca chinesa de carros elétricos BYD em Portugal a partir de 2 de maio de 2023.

“É uma honra iniciar esta jornada em Portugal com um parceiro tão experiente e respeitado como o Grupo Salvador Caetano. Juntos, forneceremos um apoio profissional e atencioso nos serviços de venda e após-venda através de uma rede local de concessionários que, partilham a nossa ambição de proporcionar a melhor experiência ao cliente”, referiu Michael Shu, Diretor Geral e Diretor Executivo da BYD Europa e da Divisão de Cooperação Internacional.

Já para Sérgio Ribeiro, administrador da Salvador Caetano Auto, “esta parceria reforça a estratégia e aposta do grupo Salvador Caetano na eletrificação e transição para a mobilidade ecológica”.

“Estamos certos de que contribuiremos para o crescimento da marca e para uma mobilidade mais sustentável, com uma rede altamente qualificada e 70 anos de experiência na indústria e setor automóvel. A liderança, a inovação tecnológica e a forte aposta em Investigação e Desenvolvimento presentes no ADN da BYD, são fatores diferenciadores e que tornam esta marca tão interessante para os consumidores portugueses”, acrescenta o gestor português.

No lançamento estarão disponíveis três modelos, o Atto 3, o Han e o Tang. O Atto 3 é um SUV compacto (concorrente do Hyundai Kauai EV e do Peugeot 2008, por exemplo) equipado com um motor elétrico de 204 cv alimentado por uma bateria de 60,5 kWh. A BYD anuncia uma autonomia de 420 km (ciclo WLTP). 

O segundo modelo a ser lançado dá pelo nome de Tang, é um SUV de sete lugares com 4,88 metros, dois motores com potência conjunta de 516 cv e tração integral. A bateria, de 86 kWh, promete 400 km de autonomia anunciada (WLTP).

Já o BYD Han, uma berlina com autonomia para até 521 km (ciclo WLTP). Anuncia ainda uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,9 segundos.