Alfa Romeo promete um novo modelo elétrico por ano até 2030

Nome do elétrico de acesso à gama será conhecido em setembro

Nome do elétrico de acesso à gama será conhecido em setembro

A Alfa Romeo, que será 100% elétrica até 2027, pretende lançar pelo menos um novo modelo elétrico por ano até 2030.

“Vamos lançar um carro por ano até 2030. Portanto, este ano há o Tonale. Em 2024 teremos um lançamento que […] responderá às expectativas dos donos de um MiTo ou de um Giulietta. Será híbrido leve e elétrico. Este também será o primeiro modelo elétrico da Alfa Romeo”, explicou Imparato em entrevista recente à francesa L’Argus.

Este modelo será um B-SUV (ou melhor, um pequeno crossover desportivo) derivado do Jeep Avenger. O nome do modelo de entrada da Alfa Romeo será anunciado em setembro.

O gestor espera que a transição, embora rápida, não implique uma mudança na filosofia da marca italiana, pois quer que os seus carros elétricos mantenham a dinâmica característica. “Isso é um grande desafio. Será necessário otimizar ao máximo todos os elementos em torno da bateria para que o comportamento na estrada seja o de um Alfa Romeo”.

O primeiro carro Alfa Romeo concebido exclusivamente como elétrico chegará em 2025 com o objetivo de substituir o Giulia. Será “um veículo de alto desempenho que produzirá entre 350 e 800cv, oferecerá 700 km de autonomia e será capaz de carregar em apenas 15 minutos. Queremos fazer um carro elétrico substituto, não uma transição”.

Outros dois lançamentos estão previstos para 2026 e 2027, provavelmente um SUV destinado a substituir o Stelvio e um topo de gama. Cada modelo terá sua própria versão desportiva Quadrifoglio.

Quanto aos modelos seguintes, para 2028, 2029 e 2030, ainda pouco ou nada se sabe, mas as expectativas apontam para um compacto (Giulietta), um utilitário (MiTo) e um substituto elétrico para o Tonale.

Por outro lado, outros projetos também estão na calha, incluindo um supercarro de baixa cilindrada inspirado no 33 Stradale, além de uma nova geração do Spider Duetto.