É o regresso de um ícone dos anos 60, considerado por muitos como um dos mais belos automóveis de todos os tempos: chama-se 33 Stradale é a última criação da Alfa Romeo. Serão produzidas apenas 33 unidades, de resto, já todas vendidas.
“Com o novo 33 Stradale, queríamos criar algo que estivesse à altura do nosso passado, que servisse a marca e que deixasse orgulhoso o público Alfisti”, referiu Jean-Philippe Imparato, CEO da Alfa Romeo. “Este é o primeiro automóvel ‘fuoriserie’ (construído à medida) da marca desde 1969 e prometo que não será o último”, sublinhou o responsável.
Produzido pelo Alfa Romeo Centro Stile, o novo 33 Stradale inspira-se no histórico modelo de 1967, com um equilíbrio perfeito entre proporções, volumes e processamento das superfícies. Na dianteira destaca-se o emblemático escudo e as formas complexas dos faróis com a sua base elíptica, enquanto no perfil esguio salta à vista a portas com abertura “elytra” e duas grandes entradas de ar laterais.
A traseira “brutal” é equilibrada pela frente sinuosa e a altura máxima não se situa ao nível do para-brisas, como em qualquer outro automóvel desportivo, mas sim a meio do tejadilho. A zona traseira, em particular, exprime a força do automóvel, graças à sua traseira truncada, ao grafismo em forma de V e aos faróis traseiros redondos.
Os interiores também se distinguem pelo minimalismo do design e dos materiais, com número limitado de comandos com uma utilização prática durante a condução e que se encontram na consola central. Diretamente à frente do condutor encontra-se um ecrã, cujo design “telescópico” 3D envolve o condutor numa interação inédita. O volante, desprovido de todos os seus botões habituais, pretende oferecer uma experiência de puro prazer de condução.
Leia ainda: Ajude a batizar o próximo Alfa Romeo
Tal como num cockpit de avião, os comandos estão localizados a diferentes níveis, na baixa consola central e num plano mais elevado, instalados no revestimento central no interior do tejadilho. Os interiores estão disponíveis em dois níveis de acabamento: “Tributo” e “Alfa Corse”. O tablier e o túnel central, inspirados na aviação, utilizam materiais como o alumínio, a fibra de carbono, a pele e a Alcantara.
Gasolina ou elétrico?
A nova “obra de arte” italiana pode ser equipada com um motor V6 biturbo de 3,0 litros com mais de 620 cv ou uma configuração puramente elétrica com mais de 750 cv. A sua velocidade máxima é de 333 km/h e a aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em menos de três segundos.
No caso da opção a gasolina, o motor V6 biturbo de 3,0 litros está ligado a uma caixa de velocidades DCT de oito relações, tração traseira e diferencial eletrónico de deslizamento limitado. Já a versão elétrica promete uma autonomia estimada de 450 km (WLTP).
O projeto do novo 33 Stradale confirma a abordagem da Alfa Romeo à produção de edições limitadas exclusivas, sublinhando que se trata da “oportunidade de uma vida para fãs de automóveis que transformaram a sua paixão na sua vocação, como um sonho tornado realidade. através de processos artesanais”.
Alfa Romeo 33 Stradale, o regresso da lenda
Alfa Romeo 33 Stradale, o regresso da lenda