São cada vez mais os carros a Diesel equipados com a tecnologia Diesel SCR (Selective Catalytic Reduction). Esta tem como objetivo reduzir significativamente as emissões de óxido de azoto, algo que é conseguido com a utilização de AdBlue, uma solução aquosa de ureia (32,5% de ureia pura, 67,5% de água desmineralizada) que é injetada no sistema de escape.
O AdBlue não é um aditivo do combustível, apesar de o bocal de enchimento em alguns modelos se encontrar mesmo ao lado da entrada do depósito de combustível. No entanto, a entrada do líquido pode variar de marca para marca: há automóveis que têm o bocal para o AdBlue na mala ou até mesmo no compartimento do motor.
O problema é quando a luz amarela de aviso surge no painel de instrumentos, o que significa que tem de abastecer de AdBlue o mais rápido possível porque, sem ureia, o carro não volta a arrancar.
O consumo de AdBlue depende de vários fatores (tipo de condução e tipo de percursos), mas a cada mil quilómetros um automóvel consumirá certamente mais do que um litro e raramente mais de 2,5 litros. O preço por litro é de cerca de um euro, dependendo do fornecedor, sendo comercializado em embalagens de 5 e de 10 litros.
E quando o depósito de AdBlue acaba? O que faço?
É inquietante saber que alguns fabricantes não forneçam o valor de consumo oficial de AdBlue. Até porque existem depósitos de tamanhos muito distintos: dos 8,7 litros do BMW Série 4 Gran Coupe aos 38,7 do Mercedes-Benz GLS.
Para desfazer todas as dúvidas, deixamos abaixo a capacidade dos depósitos de ureia dos modelos da maioria dos fabricantes e quanto Adblue gastam em média.
Alfa Romeo
Giulietta: 12,5 litros; Stelvio, Giulia: 16,1 litros
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: N.D.
Autonomia em km: entre 4200 e 16.100 km
Audi
45 TDI/50 TDI, Avant 40 TDI/45 TDI/50 TDI, A7 Sportback 40 TDI/45 TDI/ 50TDI 12l; A850TDI 24l; Q230TDI 12l; Q5 35 TDI/40 TDI, Q7 45 TDI/50 TDI 12 l (opcional 24 l); Q8 50 TDI 24 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: Entre 1,0 y 3,0 l/100 km
Autonomia em km: entre 4000 e 24 000 km
BMW
Serie 1:19,5 l; Serie 2 Coupé/Cabrio 20,5 l; 2 Active e Gran Tourer 12,5 l (opcional 20,5 l); Serie 3 Touring/Gran Turismo, 4er Coupé/Cabrio 21,9 l; BMW 4 Gran Coupé 8,7 l; 520d 13 l; Serie 5 berlina e Touring, 6 Gran Turismo 21,5 l; X3 sDrive18d 10,5 l; X3, X4 20,5 l; X5 22 l; X6 13,4 l; Serie 7 20 l; 8er Coupé 18,5 l; X1, X2 2WD/4WD 12,5 l/20,5 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: consumo de AdBlue varia de modelo para modelo, e varia segundo o tipo de condução e outros condicionantes (como a temperatura ou tipo de estrada).
Autonomia: entre 4700 e 17 000 km
Citroën
Todos os motores Diesel atuais utilizam catalizador SCR. 17 l. Menos o C3. 14,1 litros
Consumo medio de AdBlue segundo fabricante: depende muito do tipo de condução.
Autonomia em km: entre 4700 e 17 000 km
Dacia
Duster: Blue dCi 95/115 uns 14,4 l (2WD); 18 l (4WD); Dokker: Blue dCi 75/95, Lodgy: Blue dCi 95/115 uns 17 l; Sandero: Blue dCi 95, Logan MCV: Blue dCi 95 uns 14,4 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: a autonomia média é de 7.000 km
Autonomia em km: entre 4800 e 18 000 km
DS
Todos os motores Diesel atuais utilizam catalizador SCR. 17 l.
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: N.D.
Fiat
500L 12 l; 500X 13 l; Tipo 12,5 l; Doblò 14 l; Qubo/Fiorino 12 l; Talento 20 l; Ducato 15 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: N.D.
Autonomia em km: 4000 a 20 000 km
Hyundai
Hyundai Kona, i30 12 l; Tucson, i30 Kombi, i40, H-1 14 l; Santa Fe 18 l; H350 22 litros
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: N.D.
Autonomia em km: 4000 a 22 000 km
Jaguar
E-Pace, XE, XF, XF Sportbrake, XJ 16 l; F-Pace 17 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: 1 litro/800 km
Autonomia em km: 12 800 a 13 600 km
Jeep
Jeep Renegade 13 l; Wrangler 18,9 l; Grand Cherokee, Cherokee, Compass N.D.
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: N.D.
Autonomia em km: 4300 a 18 900 km
Kia
Stonic 12 l; Optima Sportswagon 14 l; Stinger, Sorento 18 l; Ceed, Ceed Sportswagon 12 l; Sportage 18 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: depende do tipo de condução e do percurso
Autonomía em km: 6000 a 18 000 km
Land Rover
Discovery 18 l; Discovery Sport 13,7 l; Range Rover Evoque, Range Rover Evoque Cabriolet 14,5 l; Range Rover, Range Rover Sport 18 l; Range Rover Velar 17 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: 1,25 litros/1.000 km
Autonomia em km. 10 960 a 14 400 km
Mazda
6 Skyactiv-D 150/184, CX-5 Skyactiv-D 150/184 15 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: um litro a cada 100 km
Autonomia em km: 15.000 km
Mercedes
Clase A (W 177), Clase B (BR 247/W 247) 23,8 l; Clase C (BR 205 MOPF) 25 l; C Cabrio (BR 205 MOPF) 14 l; Clase E (BR 213/BR 238) 23,5 l; E Cabrio (BR 238) 14l;CLS(C257) 23,5l;GLC(X253) 27,5l;GLE(W166) 31,8l;GLS(X166) 38,7l; Clase S (W/V 222) 25,5 l; Clase V 11,5 l (opcional 25 l)
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: media entre 1 e 5% de consumo de combustível.
Autonomia: 3800 a 38 700 km
Mini
Clubman, Countryman 12,5 l (opcional 20,5 l)
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: N.D.
Autonomia em km: 4200 a 20 500 km
Opel
Astra: 1.6 D 13 l; Combo Life: 1.5 D 17 l; Crossland X: 1.5 D 14 l; Grandland X: 1.5 D/ 2.0 D 17 l; Insignia: 1.6 D/2.0 D 15 l; Mokka X: 1.6 D 9,7 l; Zafira: 1.6 D/2.0 D 12,5 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: N.D.
Autonomia em km: 3200 a 17 000 km
Peugeot
Todos os motores Diesel atuais utilizam catalizador SCR. 17l. Excepo: 208/2008. 14,1l.
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: N.D.
Autonomia: 4700 a 17 000 km
Renault
Mégane: Blue dCi 115, Scénic/Grand Scénic: Blue dCi 120/150 Renault unos 16 l; Kadjar: Blue dCi 115 14 l; Talisman: Blue dCi 120/150 18 l; Espace: Blue dCi 160/200 22 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: em torno dos 7.000 km.
Autonomia: 4700 a 22 000 km
Seat
Arona: 1.6 TDI Start-Stop (95 & 115), Ibiza: 1.6 TDI (80, 95 &115) uns 10,4 l; Seat Leon: 1.6 TDI (115), 2.0 TDI (150), Ateca: 1.6 TDI (115) uns 11 l; Alhambra: 2.0 TDI Ecomotive (150), 2.0 TDI Start-Stop uns 17 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: N.D.
Autonomia: 3500 a 17 000 km
Skoda
Karoq: 2.0 TDI (110 & 140 kW), 1.6 TDI (85 kW), Octavia: 1.6 TDI (85 kW), 2.0 TDI (110 & 135 kW) 12 l; Kodiaq: 2.0 TDI (85, 110, 140 & 176 kW), Superb: 2.0 TDI (110 & 140 kW) 13 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: Karoq: 4000 a 12 000 km, Kodiaq: 6000 a 18 000 km (2019), Octavia: 4000 a 12 000 km, Superb: 4300 a 13 000 km.
Autonomia: entre 4000 e 13 000 km
Toyota
Land Cruiser 12,1 l; Proace 20,6 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: Land Cruiser: 1,42 l/1000 km; Proace: 3,6-4,8 l/1000 km
Autonomia: entre 4290 e 8520 km
Volkswagen
Todos os motores Diesel atuais utilizam catalizador SCR. Polo, Touran uns 11 l; Golf, Golf VW Sportsvan, Golf Variant, T-Roc uns 12 l; Passat, Passat Variant uns 16 l; Arteon uns 16 l; Sharan uns 17 l; Tiguan uns 18 l; Touareg uns 12 l (opcional 24 l)
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: uma média entre 1 e 3 litros/1.000 km.
Autonomia: entre 3700 e 24 000 km
Volvo
Todos os motores Diesel atuais utilizam catalizador SCR. XC90 11,7 l; XC60, V90, V90 Cross Country, V60, V60 Cross Country, S90 11,5 l; XC40 14,5 l; V40, V40 Cross Country 16,5 l
Consumo medio de AdBlue segundo o fabricante: N.D.
Autonomia: entre 3800 e 16 500 km
Deixe um comentário