A Abarth desvendou aquele que é o seu primeiro modelo elétrico, o Abarth 500e, que chegará algures em meados do próximo ano com a promessa de “um desempenho melhor do que um Abarth 695 em capacidade de resposta”.
Está equipado com uma bateria de 42 kWh que alimenta um motor de 154 cv e um binário máximo de 235 Nm. Os números são suficientes para acelerar de 0 a 100 km/h em 7 segundos, quase tão rápido quanto a versão a gasolina mais potente da marca do escorpião.
“Hoje estamos a celebrar um marco na história da Abarth. Apresentamos o primeiro Abarth elétrico na Europa, baseado no Novo 500e, um dos lançamentos mais emocionantes da história da marca: um grande novo acréscimo à gama Abarth. Gosto de pensar nele como uma família, pelo que a nossa base de fãs estará envolvida em cada passo da nossa jornada de eletrificação”, disse o CEO da Diretor Global de Marketing da Fiat e Stellantis, Olivier François.
François continuou: “Podem perguntar ‘porquê elétrico?’ Bem, basicamente, a performance levou-nos a fazê-lo: de facto, cada alteração feita no Abarth tem a ver com a obtenção da melhor performance de condução. Foi exatamente assim que o nosso fundador, Carlo Abarth, sempre o fez. Portanto, desse ponto de vista, digamos que nada mudou: melhor aceleração, melhor comportamento e mais diversão.”
Estão disponíveis três modos de condução exclusivos que se concentram na performance – Turismo, Scorpion Street e Scorpion Track. O modo Turismo permite uma aceleração mais suave e uma potência mais baixa (potência máxima de 100 kW em vez de 113 kW, binário de 220 Nm em vez de 235 Nm) para uma experiência de condução eficiente.
O modo Scorpion Street oferece um desempenho de topo, maximiza, ao mesmo tempo, a travagem regenerativa, ao passo que, nos modos Turismo ou Scorpion Street, permite a condução com recurso a um pedal apenas. Por fim, o modo Scorpion Track foi concebido para aqueles que procuram a máxima performance.
Tem uma velocidade máxima limitada a 155 km/h, uma autonomia de 250 km (no ciclo WLTP) e um consumo médio anunciado de 18 kWh. É capaz de carregar cerca de 50 quilómetros em menos de cinco minutos ou passar de 0 a 80% da capacidade da bateria em apenas 35 minutos.
Scorpionissima limitada
A estreia do Abarth 500e é acompanhada por uma edição especial Scorpionissima, limitada a 1.949 exemplares para celebrar o ano da fundação do construtor. É proposto nas cores Poison Blue ou Acid Green.