A Stellantis, que compreende marcas como a Peugeot, Citroen, DS, Opel, Fiat, Alfa Romeo, Jeep, entre outras, concluiu que 24 famílias de motores que equipam veículos europeus comercializados desde 2014, representando 28 milhões de veículos em circulação, estão aptas a utilizar eFuel avançados sem qualquer modificação nas mecânicas.
A conclusão foi tirada depois de meses de testes nos seus centros técnicos em toda a Europa. Os testes foram realizados utilizando eFuels alternativos fornecidos pela Aramco, uma das principais empresas de energia e de produtos químicos do mundo.
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O eFuel de baixo teor de carbono é um combustível sintético produzido pela reação do CO2, capturado diretamente da atmosfera ou de uma instalação industrial, com hidrogénio renovável. A utilização de eFuels de baixo teor de carbono tem o potencial de reduzir as emissões de dióxido de carbono dos veículos de combustão interna existentes em pelo menos 70%, com base no ciclo de vida, em comparação com os combustíveis convencionais.
Ned Curic, Stellantis Chief Engineering & Technology Officer, afirmou: “A nossa prioridade é proporcionar uma mobilidade sem emissões para todos, com foco na eletrificação, enquanto a nossa colaboração com a Aramco representa um passo importante e complementar para a atual frota circulante. Estamos a explorar todas as soluções para reforçar a nossa ambiciosa estratégia de nos tornarmos numa empresa neutra em carbono até 2038. A substituição de combustíveis convencionais por eFuels pode ter um impacto enorme e quase imediato na redução das emissões de CO2 da frota de veículos em circulação, oferecendo aos nossos clientes uma opção fácil e economicamente eficiente para reduzir a sua pegada de carbono, numa opção tão simples como escolher uma bomba diferente num posto de combustível, sem necessidade de modificações adicionais nos seus veículos.”
A Stellantis estima que a utilização de eFuels de baixo carbono num máximo de 28 milhões dos seus veículos europeus poderá reduzir até 400 milhões de toneladas de CO2 na Europa entre 2025 e 2050.
Os testes dos eFuels alternativos realizados pela Stellantis abrangem analises às emissões no tubo de escape, capacidade de arranque, potência do motor, duração da fiabilidade, diluição do óleo, depósito de combustível, canais e filtros de combustível, bem como o desempenho do combustível em temperaturas de frio e calor extremos.