O preço dos combustíveis vai descer na próxima segunda-feira. O litro da gasolina deve ficar até um cêntimo mais barato, enquanto no gasóleo é antecipada uma descida de até meio cêntimo.
Com esta descida, o preço médio de venda da gasolina simples de 95 octanas deverá passar dos atuais 1,577 euros por litro, segundo os dados da Direção Geral de Energia e Geologia, para os 1,567 euros.
Já no caso do gasóleo, o preço do litro deverá baixar a partir da próxima segunda-feira, dos atuais 1,361 euros, para 1,356 euros.
Relacionadas:
- Os 10 países com a gasolina mais cara do mundo (Portugal também está na lista)
- Combustíveis. Estes são os postos mais baratos
- Encher o depósito vai custar mais 100 euros em 2018
- CDS quer impostos discriminados na fatura do combustível
A evolução dos preços dos combustíveis tem por base o comportamento das cotações da matéria-prima subjacente, o petróleo, na semana anterior. Esta semana, as cotações do brent, petróleo negociado em Londres e que serve de referência para Portugal, esteve a negociar em baixa. O preço da matéria-prima tem sido condicionado pela expectativa de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) se esteja a preparar para subir a produção de petróleo quando se reunir esta sexta-feira.
Esta semana está a ser ainda marcada em Portugal pela aprovação, na generalidade pelo Parlamento, de várias propostas para eliminar ou reduzir o imposto sobre os produtos petrolíferos (ISP). Os partidos à esquerda do PS viabilizaram um projeto de lei do CDS-PP que vem eliminar o adicional do ISP, um agravamento deste imposto que foi implementado em fevereiro de 2016.
Foram também aprovados dois projetos de resolução, do PSD e do PCP, que recomendam a redução do imposto sobre os combustíveis, para garantir a neutralidade fiscal e para que este imposto seja ajustado à evolução dos preços do petróleo.
Deixe o seu comentário