À vista e escondido: eis o SUV elétrico da Mercedes

Primeiras imagens do Mercedes-Benz EQC em testes, ainda camuflado

Luis Neves 18/06/2018 Noticias

A Mercedes-benz divulgou as primeiras fotos oficiais do seu primeiro SUV elétrico, o EQC, ainda fortemente disfarçado, em testes de estrada algures em Almeria, no sul de Espanha.

O futuro SUV totalmente elétrico do segmento D (o mesmo do GLC), surge já muito próximos daquela que será a versão de produção, submetido a um programa de testes no calor do verão, com temperaturas de até 50° Celsius.

"Com a reta final do nosso programa à vista, aumenta a exigência com nossos veículos pré-série", diz Michael Kelz, engenheiro chefe do EQC. "Mas depois de testes bem-sucedidos no inverno, a -35ºC, estamos confiantes de que os testes a elevadas temperaturas confirmarão que estamos bem dentro do prazo para o início da produção em série."

O desafio número um é o calor seco. Enquanto a bateria de um carro elétrico "simplesmente" perde energia a baixas muito temperaturas, quando exposta a um calor muito forte impõe-se riscos de ficar danificada. Um dos principais focos é o circuito de refrigeração da bateria.

Relacionadas:

A poeira fina também é um desafio aos técnicos, que têm de evitar que aquela se deposite nos componentes, certificando-se da eficiência de todos os isolamentos.

Segundo a Mercedes-Benz, foram construídas cerca de 200 unidades pré-serie para completar os testes necessários do EQC num processo de demorou cerca de quatro anos.

Sobre as suas capacidades, fala-se que o EQC contará com dois motores elétricos, para uma potência combinada de 400cv e 700 Nm, 0 aos 100 km/h em menos de 5 segundos e uma autonomia de 500 km com uma só carga.

A apresentação oficial deverá acontecer em outubro, no Salão Automóvel de Paris, chegando ao mercado no início de 2019 para concorrer com modelos como o Tesla Model X, Jaguar I-Pace e o futuro Audi e-tron.

Deixe o seu comentário