BMW escolhe portuguesa Critical Software para 'construir carro do futuro'

Joint venture terá sede no Porto e centros de engenharia no Porto e Lisboa. Só falta luz verde dos reguladores

0 aos 100 18/06/2018 Noticias

A empresa tecnológica portuguesa Critical Software, de Coimbra, foi o parceiro tecnológico escolhido pela BMW para conceber e produzir software embebido a bordo dos carros.

A solução, diz o acordo que está a ser anunciado nesta segunda-feira em Lisboa, passa pela constituição de uma nova empresa, em regime de joint venture, que será baptizada como Critical TechWorks e que terá sede no Porto.

Relacionadas:

“Este é um importante passo para a Critical Software", afirma Gonçalo Quadros, presidente-executivo da tecnológica portuguesa. "A Critical TechWorks será pioneira, a referência à escala global, na construção do carro do futuro e de uma nova e espectacular era, no que toca aos serviços de mobilidade.”

A nova Critical TechWorks precisa de aprovação dos reguladores da Concorrência em Portugal e Alemanha. Caso receba luz verde, terá dois centros de engenharia, um em Lisboa e outro no Porto. O anúncio, feito em simultâneo nos dois países, coincide com o 20.º aniversário da Critical.

A relação com a marca alemã será exclusiva para o mercado automóvel e não está prevista a entrada de novos parceiros nacionais: "É uma empresa entre a Critical e a BMW e assim se manterá," afirmou.

Deixe o seu comentário