Opel vai ter 79 novas motorizações para cumprir as normas Euro 6d-TEMP

Próximos passos da Opel no plano de baixas emissões: Corsa elétrico (BEV) e Grandland X híbrido ‘plug-in’ (PHEV)

0 aos 100 09/06/2018 Noticias

A cerca de 14 meses da entrada em vigor da nova norma de emissões Euro 6d-TEMP para todos os automóveis novos matriculados a partir de setembro de 2019, a Opel já tem 79 motorizações que cumprem os exigentes requisitos daquela regulamentação.

A marca posiciona-se, assim, na linha da frente da implementação do futuro padrão europeu de emissões, o qual contemplará medições efetuadas em vias públicas (RDE, Real Driving Emissions). Além das versões a gasóleo, a linha Euro 6d-TEMP da Opel compreende motores a gasolina e a GPL, estando todos disponíveis em toda a gama de modelos: ADAM, KARL, Corsa, Astra, Cascada, Insignia, Mokka X, Crossland X, Grandland X e Zafira.

Além dos motores novos que fazem parte desta ofensiva, a Opel modernizou propulsores atuais recorrendo a tecnologia avançada para otimizar o tratamento de gases de escape para a norma Euro 6d-TEMP.

O Zafira, por exemplo, recebe uma nova versão 1.6 Turbo com injeção direta de gasolina, capaz de debitar 136 cv de potência e podendo ter acoplada uma caixa manual de seis velocidades ou uma automática também de seis velocidades. A instalação de um filtro de partículas de gasolina (GPF, Gasoline Particulate Filter) próximo do coletor de escape permite otimizar a regeneração, isto é, realizar a eficiente oxidação das partículas que se acumulam no filtro. Os sistemas de escape de todas as versões, tanto a gasóleo como a gasolina, estão agora equipados com filtro de partículas. Os motores Diesel recebem catalisador de redução seletiva (SCR).

O processo de redução seletiva nos motores Diesel inclui a injeção de AdBlue nos gases de escape. Na panela catalítica SCR, esta solução aquosa de ureia decompõe-se em amoníaco, o qual reage com os óxidos de azoto para reduzi-los a azoto e água. Com tecnologia SCR e garantida a conformidade com a norma Euro 6d-TEMP, os Opel com motores Diesel estão a salvo de eventuais medidas restritivas de circulação em centros urbanos.

O SUV compacto Opel Grandland X recebe um novo 1.5 turbodiesel. Este motor foi desenvolvido a pensar em requisitos ainda mais exigentes de futuras normas de emissões. Para tal, está dotado de um inovador catalisador de oxidação/absorvente de NOx associado ao catalisador de redução seletiva.

Com 130 cv de potência e binário máximo de 300 Nm às 1750 rpm, o novo 1.5 Turbo D de quatro cilindros está disponível com caixa manual de seis velocidades[2] ou com uma avançada transmissão automática de oito velocidades[3]. Esta caixa automática garante trocas de velocidades extremamente suaves, ao mesmo tempo que contribui para baixar o consumo de combustível e as emissões graças à conceção em torno do conceito de baixo atrito.

Os motores turbodiesel 1.6 do Insignia passam a figurar com tecnologia SCR. Estes propulsores sobressaem através de consumos muito reduzidos e ‘performances’ elevadas, como provam a aceleração de zero a 100 km/h em apenas 10,5 segundos e a velocidade máxima de 212 km/h.

A onda Euro 6d-TEMP da Opel continua com o Astra. Debitando 200 cv de potência e 300 Nm de binário, o motor a gasolina 1.6 Turbo surge agora com filtro de partículas de gasolina (GDF). Está disponível nas variantes Astra de cinco portas e ‘station wagon’ Astra Sports Tourer, com caixa manual ou automática, ambas de seis velocidades. A elevada potência é garantia de elevado desempenho, que está espelhado na velocidade máxima de 235 km/h e na aceleração de zero a 100 km/h em 7,8 segundos[5].

Por seu turno, o Astra de cinco portas com o motor turbodiesel 1.6 Turbo D de 136 cv e 320 Nm passa a estar equipado com tecnologia SCR de redução seletiva, com o objetivo de minimizar emissões de óxidos de azoto. Este novo 1.6 Turbo D ficará disponível em breve também na ‘station wagon’ Astra Sports Tourer.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Ensaio ao Mazda3 1.8 Skyactiv-D 116cv Evolve: Direto ao topo
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'