Mercedes e Volkswagen acusadas de cartel

UE está a investigar alegado cartel entre construtores alemães para definir preços de tecnologias

Miguel Costa 23/10/2017 Noticias

A União Europeia alargou esta segunda-feira (23 de outubro) as investigações de um alegado cartel entre os principais construtores alemães, com a Daimler (dona da Mercedes-Benz) e a Volkswagen a tornar-se nos mais recentes alvos da investigação.

As entidades reguladoras europeias revelaram em julho último que estavam a investigar um alegado cartel entre os principais construtores da Alemanha que já decorria desde a década de 90 para o tabelamento de preços de componentes, que após o ano 2000 se estendeu aos sistemas de tratamento dos gases de escape. 

Arriscando agora avultadas multas de milhares de milhões de euros, o cartel alemão teria um esquema perpetrado por 200 funcionários de 60 comités especializados em áreas como desenvolvimento de veículos, motorizações, transmissões e embraiagens e também o tratamento dos gases de escape.

O fabricante de camiões Daimler disse na semana passada que tinha reivindicado a posição de denunciante para evitar multas. A empresa disse nesta segunda-feira que os funcionários da Comissão Europeia iniciaram buscas nas suas instalações.

Já a Volkswagen revelou que os investigadores examinaram nesta segunda-feira documentos na sua sede e escritórios da Audi.

"As inspeções estão relacionadas com as preocupações da Comissão de que vários construtores alemães podem ter violado as regras da concorrência na UE que proíbem cartéis e práticas comerciais restritivas", afirmou a Comissão Europeia em comunicado.

Na última sexta-feira, a BMW já havia anunciado que investigadores de Bruxelas tinham feito buscas nas suas instalações, como parte de uma inspeção, referindo ao mesmo tempo que estava a colaborar com os investigadores europeus.

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva