Este é o Audi Q8. Chega em setembro

A Audi tem um novo SUV. E não é um SUV qualquer. É o Q8, o novo topo de gama da família Q...

Luis Neves 05/06/2018 Noticias

O último elemento da família Q da Audi acaba de ser apresentado à imprensa e promete. Com espírito e dimensões de SUV, mas formas de coupé, o Q8 vai assumir-se como o topo da gama Q, a família SUV da Audi.

O Q8 é ligeiramente mais curto do que o Q7, mas, por outro lado tem vias mais largas (2,7 cm) e uns generosos 4,986 metros de comprimento e 1,995 de largura. Se a tudo isto juntarmos uma distância entre eixos de 3 metros, é fácil perceber que apesar das linhas de coupé, o Q8 é um dos maiores SUV do mercado.

Estreia uma grelha diferente do que estamos habituados a ver, maior e octogonal, que vai ser alargada aos restantes SUV. A silhueta é de Coupé, para distanciar-se do Q7 (mais familiar), deixa-o como concorrente direto, entre outros, com modelos como o BMW X6 e o Mercedes-Benz GLE Coupé.

Veja ainda:

O interior remete para o do A7 Sportback e A8, destacando-se pela orientação das linhas na horizontal. Mas o que mais salta à vista é a forma como as informações são oferecidas ao condutor, com a projeção no ecrã a acompanhar os três ecrãs, um dedicado ao painel de instrumentos e dois na consola central para o infotainment e funções do carro. A bagageira oferece 605 litros e pode crescer até aos 1.755, com o rebatimento do banco traseiro.

Na fase de lançamento, o Q8 vai estar disponível com motores a gasolina e a diesel, todos "mild hybrid", em que um pequeno motor eléctrico, alimentado por um sistema de 48 V, ajuda o motor de combustão na fase de arranque e de retoma de velocidade, para reduzir consumo e emissões.

Estarão assim disponíveis dois motores diesel e um gasolina, com os primeiros a serem representados pelo 45 TDI, de 231 cv e pelo 50 TDI, de 286 cv, ambos 3.0 V6. A gasolina surge o 55 TFSI com 340 cv, também ele um 3.0 V6. Posteriormente a gama será reforçada com motorizações mais potentes e soluções híbridas Plug-in (de ligar à tomada).

Deixe o seu comentário