McLaren apresenta o F1 do futuro, o X2

É apenas um exercício de estilo mas pode fornecer pistas para o que será a Fórmula 1 do futuro...

0 aos 100 01/06/2018 Desporto

F1 e futuro na mesma frase. É ou não é música para os ouvidos de quem gosta destas bestas que escondem uma obra de engenharia furiosa e barulhenta? A McLaren volta a montar uma máquina que antecipa o que se pode esperar dos monolugares de Fórmula 1 do futuro.

Em 2015 a formação de Woking apresentou o MP4-X, uma visão futurista de um monolugar de Fórmula 1, e agora voltou a chamar atenção com um novo projeto futurista, o X2. Trata-se de uma evolução do primeiro projeto e um conceito visionário que volta a abrir a discussão sobre o futuro da Fórmula 1.

O estilo ousado (e futurista) é acompanhado por um conceito de corridas mais sustentáveis, com o armazenamento de energia em baterias finas, alimentadas por um sistema híbrido e solar (esqueça os F1 a gasolina).

A cúpula de proteção seria mantida, funcionando igualmente como forma para melhorar a visibilidade dos pilotos e as condições de luminosidade em casos de baixa ou intensa iluminação.

Já a aerodinâmica contaria com um sistema activo que modificaria os ângulos das asas por meio de electrodos situados à sua superfície, mas também o chassis seria inovador, construído em materiais que permitiriam regressar à sua forma original após um impacto.

Mas o ponto mais avançado do X2 é o de poder ser controlado pelos sinais elétricos do cérebro do piloto. O monolugare estaria equipado com sistemas de controlo de gestos e painéis de instrumentos holográficos que permitiriam ao piloto estar constantemente a realizar medições e monitorizações ajudando-o a estar hidratado e concentrado ao mesmo tempo.

Relacionadas:

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

Teste ao Usado. Mercedes-Benz CLA Shooting Brake 180d AMG: Fazer tudo bem não é para todos...
Peugeot 508 2.0 HDi 160cv GT Line: Grande 'espada'