Sistema de ignição sem chave já causou 28 mortos

Simplicidade conferida pelo botão de ignição eletrónico resulta também em esquecimentos que provam ser fatais

Luis Neves 16/05/2018 Curiosidades

Os sistemas de ignição sem chave, que dispensa a utilização de chave para ligar e desligar o motor, estarão na causa de morte de 28 pessoas e de lesões de outras 45. Os condutores esquecem-se de desligar o motor, resultando em trágicas consequências.

Segundo o New York Times, desde 2006 28 pessoas faleceram por deixarem as viaturas ligadas. Outras 45 ficaram lesionadas, algumas com lesões cerebrais. As emissões de monóxido de carbono são a causa destas tragédias.

Relacionadas:

A explicação é simples: a facilidade de se carregar num botão para se desligar o motor da viatura pode originar esquecimentos. Em espaços fechados como garagens, se o condutor não se lembrar ou não se aperceber de que a viatura continua ligada, as consequências podem ser gravosas.

Para prevenir esta situação, algumas marcas desenvolveram sistemas de alerta. É o caso da Toyota, em que os modelos do fabricante emitem três avisos sonoros para o exterior e um para o habitáculo, caso o condutor saia do veículo com o motor ainda em funcionamento.

Também a Ford introduziu em alguns modelos um sistema que desliga automaticamente o motor quando o veículo se mantém inativo por 30 minutos e a chave não está no seu interior.

Deixe o seu comentário