Novo Dacia Duster chega em junho (já como Classe 1)

Contornado o 'problema' da elevada altura do eixo dianteiro

Luis Neves 25/04/2018 Noticias

Está encontrada a solução para o novo Dacia Duster ser taxado como Classe 1 em Portugal, motivo pelo qual o SUV ainda não foi lançado. E, uma vez mais, foi conseguido não com alterações na legislação, mas no veículo.

“O novo Dacia Duster chega a Portugal já em junho e com as alterações técnicas que permitem que seja taxado (4x2) como Classe 1 nas portagens nacionais”, informa a Dacia.

Sabe-se, de resto, que a taxação como Classe 1 obriga à adesão à Via Verde e que as versões 4x4 não conseguem contornar o “problema” da elevada altura do eixo dianteiro, logo serão Classe 2.

A solução encontrada deverá ter sido a mesma que permitiu ao Renault Kadjar ser enquadrado como Classe 1, ou seja, ajustes na suspensão, de forma baixar a altura do capot ao solo, medida na vertical do eixo dianteiro.

Relacionadas:

Quanto a motores, o novo Duster estará equipado com o conhecido motor 1.5 dCi de 90 e 110cv, além de dois motores a gasolina, um 1.6 SCe de 115cv e um 1.2 TCe de 125cv. O 1.6 Sce estará disponível também com opção a GPL.

A evolução do Duster traz equipamento reforçado. O sistema de mãos livres para o telefone está disponível, o ar condicionado pode ser automático e o avisador de ângulo morto, a regulação automática dos faróis e um sistema de estacionamento com quatro câmaras também são opção.

O aumento do equipamento e a melhoria na insonorização tem o reverso da medalha no peso, com os novos Duster a pesarem, em média, mais 120 kg do que os anteriores.

Resta conhecer o preços, algo que, de resto, deverá ser conhecido nas próximas semanas. 

Deixe o seu comentário

Pesquise aqui o seu futuro carro usado

DS 3 Crossback BlueHDi 100. A virtude de ser diferente
Ensaio ao Renault Clio RS Line TCe 130 EDC: Faceta desportiva