Motor rotativo regressa em 2019

Mazda vai fazer renascer o motor Wankel através de um modelo...elétrico

0 aos 100 20/03/2018 Curiosidades

A confirmação surgiu através do vice-presidente de vendas e serviço ao cliente para a Europa, Martin Ten Brink, que confirmou o regresso do lendário motor rotativo, um ícone da indústria automóvel e da Mazda.

O regresso do mítico motor Wankel acontecerá através de um modelo elétrico, nomeadamente na versão com extensor de autonomia, que surgirá na forma de um motor rotativo.

"Com a nossa estratégia sustentável Zoom-Zoom 2030, delineamos um plano completo para o nosso futuro", disse Brink ao AutoRAI. "Um carro elétrico faz parte desse plano, principalmente porque alguns mercados exigem que o façamos".

Relacionadas:

A unidade em questão não vai utilizar turbo e vai funcionar apenas como um gerador. Será montado na zona inferior do modelo, de forma a baixar o centro de gravidade. Não será maior que “uma caixa de sapatos”, não vai vibrar e o condutor não conseguirá precisar quando começa a funcionar.

O construtor planeia aumentar a eficiência térmica do motor a combustão em cerca de 56 por cento, o que vai aproximar os novos modelos da Mazda aos automóveis elétricos.

O último modelo equipado com motor rotativo foi o Mazda RX-8, que foi produzido entre 2003 e 2012. Estava equipado com dois rotores rotativos de 654cc (1,3 litros), capazes de debitar 231 cavalos às 8200 rpm e 211 Nm de binário às 5500 rpm.

Deixe o seu comentário