O fim das meninas dos salões

Primeiro foram as grelhas da Fórmula 1 e do Campeonato do Mundo de Endurance (WEC), agora chega aos Salões de Automóveis, a começar pelo maior do ano, o Salão de Genebra

0 aos 100 04/03/2018 Curiosidades

Por coincidência no calendário, o dia de abertura do Salão Automóvel de Genebra será a 8 de março, precisamente o Dia Internacional da Mulher, que este ano se tornou um símbolo da reivindicação feminista mundial que começou na indústria cinematográfica, com o movimento #MeeToo.

O Salão Automóvel de Genebra, como praticamente todos os certames de automóveis, caracterizou-se sempre pela presença de mulheres ao lado dos carros com os quais partilhavam a atenção das objetivas e do público. Contudo, na próxima edição o seu número será ainda mais reduzido.

Segundo a Bloomberg, no Salão de Genebra, como em em outros eventos similares, cada expositor é livre para “desenhar” a sua imagem, mas cada vez mais os fabricantes de automóveis optam pela figura de informantes, tanto masculinos como femininos. É o caso da Toyota, Nissan ou Lexus que não terão meninas em Genebra e o Grupo Fiat também reduziu significativamente as contratações de modelos, devido à preocupação de serem alvos de critica. A empresa ainda terá mulheres nas suas exposições, mas serão acompanhadas por homens.

Relacionadas:

A porta-voz da Nissan, Sara Jenkins, explicou que, “os tempos mudaram”. “Faz mais sentido utilizar especialistas em produto porque estamos a vender automóveis”, acrescentou.

“Os visitantes do Salão de Genebra serão bem-vindos no showroom da PSA por equipas masculinas e femininas cuja missão será informá-los”, referiu o porta-voz do Grupo PSA, Pierre-Oliver Salmon.

Nos últimos anos, o número de modelos femininos que se apresentavam ao lado dos carros já havia sido reduzido, e o seu papel passou a ser mais focado a responder aos pedidos de informações de jornalistas ou do público relativamente aos carros expostos. Agora, com a crescente pressão dos movimentos feministas, podemos estar mais perto do desaparecimento desta figura nos salões de automóvels.

Deixe o seu comentário