O novo furacão da Ferrari: 488 Pista!

720 cavalos, 2,85 segundos dos zero aos cem, 7,6 segundos dos zero aos duzentos. O quê?!

0 aos 100 21/02/2018 Noticias

Este é o Ferrari 488 Pista, inicialmente conhecido como 488 GTO, a mais recente “arma letal” da marca italiana. Surge como herdeiro natural do Ferrari 360 Challenge Stradale, 430 Scuderia e 458 Speciale, e será mostrado pela primeira vez no Salão de Genebra, a 8 de março. Terá como alvos “máquinas” como o Lamborghini Huracan Performante, McLaren 720S e o Porsche 911 GT2 RS.

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Do V8 biturbo de 3,9 litros, o mesmo utilizado no 488 GTB, a Ferrari conseguiu retirar uns incríveis 720cv (mais 50cv que o 488 GTB), que o tornam no V8 de produção mais potente que a Ferrari já produziu. Tem uma relação peso/potência de 185 cavalos por litro.

Além de mais potente que o "irmão" 488 GTB este 488 Pista é bastante mais leve. O GTB tem um peso seco de 1.370 quilos, ao passo que este "Pista" fica-se pelos 1.280 kg.

Esta dieta de 90 quilos, juntamente com os 711cv do motor V8, permite que este 488 Pista passe dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,85 segundos e os 0 aos 200 km/h em 7,6 segundos (0,2 segundos mais rápido que o McLaren 720S). A velocidade máxima é de 340 km/h.

Além do V8 mais potente da marca, o novo Ferrari 488 GTO também é aquele que conta com utilização mais intensiva de fibra de carbono, nomeadamente no capot, para-choques dianteiro (com lábio inferior e entradas de ar maiores) e traseiro (com difusor mais proeminente e inspirado nos GTE) e também no spoiler traseiro ativo. 

"Do 488 Challenge, derivam os turbocompressores com sensor de rpm e estrutura de admissão de ar, que passou da lateral para a zona da asa traseira para conseguir um maior fluxo de ar fresco e limpo". Segundo a Ferrari, apesar do aumento de potência (o que em um motor turbo geralmente requer um turbocompressor maior), o tempo de resposta do turbo é menor.

Foi também alterado o duto que deriva o fluxo de ar da frente para trás (chamado S-Duct), "fruto da experiência na Fórmula 1", bem como os difusores frontais, os geradores de vórtice da carroçaroa, o difusor posterior (com base no 488 GTE) e o spoiler, que é maior e tem mais superfície. 

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