O alemão ADAC, o maior e mais importante clube automóvel da Europa, divulgou os resultados dos seus testes intensivos de durabilidade de pneus. O teste comparou quinze marcas de pneus do segmento HP, utilizando o automóvel mais vendido na Europa, o Volkswagen Golf.
Foi, de resto, utilizada a medida de pneu 205/55 R16, por ser a mais popular em muitos mercados europeus, e uma dimensão comum numa ampla gama de modelos compactos e berlinas familiares.
Ao todo, foram comparadas 32 marcas diferentes, embora apenas as 15 melhores apareçam na classificação final.
Veja ainda:
- Pneus com novos rótulos a partir de maio
- Acabam-se os furos. O pneu sem ar já está em testes
- NASA cria pneu indestrutível
Segundo a ADAC, entre os 32 pneus para modelos compactos e berlinas familiares, alguns tiveram desempenhos dececionantes em piso molhado. Por exemplo, o Firestone Roadhawk teve um mau desempenho, especialmente na travagem em estrada molhada a uma velocidade de 80 km/h. Ficou atrás do Semperit Speed-Life 3, pelo que foi considerado não recomendado.
No extremo oposto estão os quatro primeiros classificados como bons. São os Falken Azenis, Continental Premium Contact 6, Kumho Ecsta PS71 e Bridgestone Turanza que convencem pelo comportamento em molhado, bem como em piso seco, além de se revelarem económicos em termos de desgaste.
Particularmente recomendáveis são o Continental Premium Contact 6, o Semperit Speed-Life 3 e o Bridgestone Turanza T005, porque se comportam "bem" em quase todas as situações.
Em relação a desgaste, o Goodyear EfficientGrip Performance 2 destacou-se, uma vez que durou mais de 55.000 quilómetros, ou seja, o dobro, por exemplo, do Nokian Wetproof, que durou menos de 25.000 quilómetros.
Deixe o seu comentário